GOIÁS – 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish

by Amarildo Castro

Foto de Ana Julia AVJ

  • Laboris realiza atividades formativas e pré-lançamento de músicas durante o Festival de Música Popular da EMAC-UFG. As atividades são gratuitas e acontecem de segunda (20/10) à quarta (22/10). Para participar basta se inscrever, por meio da Bio do @laborisufg

O 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish conta com o apoio do Laboratório de Música Popular “Bororó Felipe” (Laboris), da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – EMAC-UFG. O Laboris foi contemplado no edital de manutenção de Espaços Culturais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás. E, como contrapartida social contribui com a programação do festival com oficinas, shows, workshop, palestra, sarau e pré-lançamento de singles.

De acordo com o professor da EMAC, João Casimiro, o festival mostra o fortalecimento da área da música popular dentro da universidade. “Além disso, traz atividades educacionais, que são interessantes para a comunidade interna e externa da UFG. Acho que é um lugar de festa, de reunião, de encontro e de comemorar essa música, que é tão rica, a música popular brasileira”, evidencia.

Serão dois dias de shows de pré-lançamento dos singles, que foram gravados pelo selo do Laboris. O primeiro (20/10), às 19h30, será do “Prehistoric” [grupo de fusion, de jazz com rock]. Na sequência, “Fernanda Delírio” [coco, ciranda e forró]. No segundo dia (21/10), às 19h30, se apresenta o grupo “São Elas” [choro]. Todos esses artistas musicais se apresentam no palco do CCUFG, a entrada é gratuita e por ordem de chegada. O lançamento desses trabalhos musicais está previsto para acontecer ainda esse ano.

Atividades formativas

Na segunda-feira, (20/10), o Festival de Música Popular vai contar com a oficina de “Composição de Canção” com Luísa Toller, das 9h30 às 12h, na EMAC-UFG. Com a mesma convidada de Brasília, será ofertado o “Sarau de composições autorais e roda de conversa”, das 14h às 16h.A participação será gratuita, mas a inscrição deste formulário é obrigatória. Luísa Toller é cantora, compositora, pianista, professora, preparadora vocal e ativista. É formada em música popular pela UNICAMP – Universidade de Campinas, com especialização em canção na Faculdade Santa Marcelina e mestrado em Sonologia pela USP e atualmente cursa doutorado em Sociologia na UnB, pesquisando a relação entre voz e gênero na política.

A oficina de “Criação de Música Interativa para Jogos Digitais” será ministrada por Arlam Junior. A atividade vai acontecer na segunda-feira (20/10) e quarta-feira (22/10), das 14h às 17h, na EMAC-UFG. Arlam é compositor, produtor musical e sócio fundador da Brasbravel Studio. Já colaborou com a produção de mais de 50 jogos digitais além de ter contribuído com a música do longa “Turma da Mônica Lições” (2021) e outros projetos desenvolvidos para plataformas de streaming. A participação é gratuita, mas a inscrição no formulário é obrigatória e estará aberta até sexta-feira (17/10).

Na terça-feira, (21/10), o Festival de Música Popular será marcado pela presença do produtor musical, Felipe Vassão. Mais de três décadas de experiência, possui no currículo: Latin Grammys com os álbuns “AmarElo” de Emicida e “Se O Meu Peito Fosse O Mundo” de Jota.Pê. Além disso, colaborou com trabalhos de Elza Soares, Chitãozinho & Xororó, Vitor Kley, Di Ferrero, Júnior, Tuyo, O Rappa, Pitty, Pabllo Vittar, Liniker, entre outros.

O convidado de São Paulo vai ministrar a palestra “IA e os futuros possíveis da criatividade musical”, às 10h. Logo mais às 14h, fará um workshop sobre produção musical e escuta comentada de material produzido pelos participantes. Ambas atividades vão acontecer na EMAC-UFG. A participação é gratuita, porém a inscrição no formulário é obrigatória.Para a palestra, as inscrições seguem abertas até domingo (19/10). Já para o workshop as vagas deverão ser preenchidas até esta sexta-feira (10/10).

“Trazer esse debate sobre a intersecção entre inteligência artificial e música é crucial nos dias de hoje. O Felipe Vassão vai dar essa palestra apresentando a IA como uma ferramenta, com as possibilidades de uso para instigar a criatividade e não para substituir a produção artística humana”, finaliza o professor João Casimiro.

Serviço

Assunto: Atividades Laboris – 5º Festival de Música Popular Jarbas Cavendish

Quando: segunda-feira (20/10) à quarta-feira (22/10)

Onde: EMAC (Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia) e CCUFG (Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário) – ambos em Goiânia – GO

Mais informações: @laborisufg

Postagens relacionadas

Deixe um comentário