Projeto leva aulas gratuitas de guitarra para alunos da rede pública e do ensino especial no DF

by Amarildo Castro
  • Iniciativa inédita vai atender gratuitamente 25 jovens em aulas práticas, além de impactar mais de 3 mil estudantes com apresentações musicais em escolas públicas.

Brasília se prepara para uma potente convergência entre educação, cultura e inclusão social. Idealizado pelo guitarrista e produtor Rodrigo Vegetal, o projeto Guitarra a Voz do Rock vai levar aulas gratuitas de guitarra e apresentações didáticas a estudantes da rede pública e do ensino especial do Distrito Federal. A proposta une formação musical, acessibilidade e valorização do rock brasiliense, promovendo uma vivência artística transformadora para centenas de jovens.

Serão cinco turmas de alunos entre 14 e 18 anos, que participarão de aulas práticas de guitarra ao longo de três meses, com duas aulas semanais de uma hora e meia, totalizando 42 horas por grupo. As atividades acontecem na Escola de Guitarra Rodrigo Vegetal, referência no ensino do instrumento em Brasília, e também em instituições públicas voltadas ao ensino especial.

O projeto tem início dentro das próprias escolas, com apresentações musicais didáticas e interativas realizadas nos intervalos das aulas. Nessas intervenções, Rodrigo Vegetal e sua banda convidada interpretam clássicos do rock de Brasília — como Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude e Scalene — enquanto compartilham histórias, curiosidades e a evolução dos timbres da guitarra ao longo do tempo. As apresentações acontecem em instituições como o CEM Paulo Freire, Gisno, Elefante Branco, Setor Leste e o Centro de Ensino Especial SGAN 610/611, alcançando mais de 3 mil estudantes.

Com foco na democratização do acesso à música, a iniciativa também se destaca pelo comprometimento com a inclusão. Duas das turmas serão exclusivas para alunos do ensino especial, com intérprete de Libras, tablaturas em braille, vídeos legendados e equipamentos adaptados levados até as instituições. “Mais do que ensinar a tocar guitarra, queremos despertar o gosto pela música, abrir caminhos e mostrar aos jovens que há outras formas de se expressar e ocupar espaços. A cultura é também ferramenta de transformação social”, explica Rodrigo Vegetal, licenciado em Música pela Universidade de Brasília e atuante há mais de uma década como educador e músico profissional.

Seguindo as diretrizes da Portaria nº 143, que trata do ensino de música na educação básica, o projeto propõe um modelo de formação artística acessível, com impacto direto na autoestima, socialização e trajetória escolar dos participantes.

Ao fim do curso, os alunos se apresentam em um ensaio aberto com banda profissional, inspirado em um dos projetos de sucesso da escola, o #VEMPROPLAY (REC). A gravação será feita em estúdio, com registro audiovisual e participação de convidados especiais, proporcionando aos jovens uma experiência completa e inesquecível.

O projeto é totalmente gratuito e conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

SERVIÇO:

Projeto de Aulas Gratuitas de Guitarra – Rodrigo Vegetal
Local das aulas: Escola de Guitarra Rodrigo Vegetal – Brasília/DF
Período: 13 de outubro a 12 de dezembro de 2025
Apresentações musicais nas escolas:

  • 24/09 – Colégio CEAN (2 shows)
  • 25/09 – Colégio Paulo Freire
  • 29/09 – Colégio Gisno
  • 22/10 – APAE-DF

Gravações finais: 13/12/2025 – Refinaria Estúdio (SCLRN 716, Bloco E, Loja 62)

Postagens relacionadas

Deixe um comentário