Brasília ganha novo reduto de casas de alto padrão

by Amarildo Castro
  • O mercado de luxo cresce e a capital ganha uma região planejada que une arquitetura, conforto e integração com a natureza

Brasília acompanha a expansão do mercado de imóveis de alto padrão, que representou cerca de 28% do Valor Geral de Vendas (VGV) no Distrito Federal em 2024, segundo a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). O segmento mostra não apenas robustez, mas também resiliência frente a oscilações econômicas. Um levantamento da Emplavi revelou que a procura por imóveis de luxo aumentou significativamente no primeiro trimestre de 2025, impulsionada pela busca por qualidade de vida, espaços amplos e localizações estratégicas.

É nesse contexto que surge o Jardins Genebra, localizado na região Entre Lagos, a apenas 15 minutos da Ponte JK. Entregue em 2024, o condomínio horizontal foi totalmente comercializado em menos de um ano e é destinado a 443 famílias. O perímetro é cercado, com portaria 24 horas, e oferece infraestrutura completa de lazer, com quadras de areia, de tênis e futebol, playgrounds, academia, praças, horta e salão de festas.

A consolidação do condomínio também é evidente nos números: dos 58 projetos aprovados, 27 já estão em obras, quatro casas prontas e algumas famílias já morando no local, segundo dados de julho de 2025. Para a FGR, a ocupação é rápida, especialmente considerando que se trata de uma praça nova. Além disso, a incorporadora possui um land bank de 6 milhões de metros quadrados no entorno do Jardins Genebra, reservado para futuros projetos.

Entre os projetos do condomínio, 11 são assinados pelo Studio BS, escritório de arquitetura e interiores, que atua com soluções sofisticadas e modernas, integrando funcionalidade, conforto e sustentabilidade. Para André Santos, diretor executivo do Studio BS, “o fato de já haver um padrão para todo o planejamento urbanístico e estético, nos ajudou a ter mais um ponto como conceito inicial do projeto. Usando o exemplo da presença de uma árvore nativa da região com obrigatoriedade nos projetos, sempre pensamos em uma forma de integrar ainda mais o nosso desenho com a natureza, de forma a compor essa vegetação como um dos elementos em destaque”.

Os projetos do Studio BS privilegiam ambientes fluidos, pé-direito alto, grandes aberturas, ventilação cruzada, integração com a vegetação e soluções sustentáveis, como reaproveitamento de água e energia fotovoltaica. André Santos explica: “Criamos grandes aberturas que permitem iluminação natural durante todo o dia e uma conexão direta com a área de lazer, proporcionando bem-estar e aconchego. Além disso, cada detalhe foi pensado para refletir a personalidade da família, tornando o espaço único.”

Entre os destaques do Studio BS estão três residências emblemáticas. Na Casa Delfino, os espaços amplos privilegiam a área de lazer e o paisagismo central. “Desenvolvemos o desenho seguindo a ideia de proporcionar espaços integrados e amplos, que pudessem trazer iluminação, ventilação e um máximo contato com a natureza. Com o privilégio de ter apenas o vizinho de fundo e um único vizinho lateral, criamos uma área de lazer que abraçasse o lote e o paisagismo central, possibilitando um pátio bem intimista e com muita área verde, se tornando o espaço mais convidativo da casa”, disse André Santos.

A Casa Refúgio nasceu para atender ao desejo dos moradores de um verdadeiro “refúgio” dentro da cidade. “Partindo de criar ambientes que se tornassem o refúgio dos moradores, planejamos espaços que convidam ao respiro, a desacelerar e tomar um tempo com a familia, envolto no verde e com materiais naturais como as pedras e a madeira, que remetem a essa reconexão com a natureza”, explicou o diretor do Studio BS.

Já a Casa Mirante Dafico aproveita ao máximo a topografia do lote e inclui um rooftop que permite contemplar o nascer do sol no vale. “Mesmo sendo uma casa térrea, utilizamos a cobertura para criar um rooftop que nos permite ter uma vista livre para o nascer do Sol direcionado ao vale”, disse André Santos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário