- O evento reconhece o trabalho do Grupo Aconchego pelo compromisso com a convivência familiar e comunitária no Distrito Federal
Créditos: divulgação
Brasília, 29 de outubro de 2025 – A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, no dia 30 de outubro, às 19h, uma Sessão Solene em Homenagem às Famílias Acolhedoras, no Plenário da CLDF. A iniciativa é da deputada Paula Belmonte, por meio da Frente Parlamentar da Primeira Infância, e tem como objetivo valorizar e reconhecer o papel essencial das famílias que acolhem temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo-lhes amor, cuidado e proteção enquanto aguardam o retorno à família de origem ou a adoção.
Durante a cerimônia, Soraya Pereira, presidente do Grupo Aconchego, será uma das homenageadas, recebendo o Mérito de Homenagem e Moção Honrosa pelo trabalho à frente da instituição, referência no apoio às famílias acolhedoras e no fortalecimento da convivência familiar e comunitária no DF. Além de sua atuação como gestora, Soraya também foi família acolhedora, vivenciando na prática a importância desse gesto de amor e solidariedade.
“Receber essa homenagem é motivo de muita alegria e emoção. O acolhimento familiar transforma vidas das crianças, das famílias e também de quem acolhe. É uma experiência que ensina sobre empatia, amor e compromisso com o outro. Essa homenagem é um reconhecimento a todas as famílias que abrem suas portas e seus corações para acolher”, afirma Soraya Pereira.
O Grupo Aconchego atua, há quase 30 anos, na defesa do direito à convivência familiar e comunitária, oferecendo suporte técnico e emocional a famílias acolhedoras, capacitação, acompanhamento psicossocial e ações de conscientização sobre o acolhimento e a adoção responsável.
A Sessão Solene é um momento de celebração e reconhecimento às famílias, entidades e profissionais que constroem, diariamente, uma rede de afeto e cuidado pela infância no Distrito Federal.
Sobre o Grupo Aconchego
O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional.
Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC, o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.
