- Dono de arquitetura premiada, empreendimento integra consumo, lazer, moradia e hospedagem em uma experiência completa
Neste sábado, 1º de novembro, foi inaugurado o Manhattan Shopping, novo complexo da PaulOOctavio em Águas Claras. Inspirado nas grandes metrópoles, mas com o jeito da cidade, o empreendimento chega para redefinir a experiência de consumo, reunindo moda, gastronomia, lazer, bem-estar, moradia e hospedagem em um só espaço.
Na construção, a PaulOOctavio investiu mais de R$ 400 milhões para erguer uma área total acima de 64 mil metros quadrados. O shopping nasce com diferenciais como um polo gastronômico inédito, o Manhattan Taste, um projeto arquitetônico reconhecido internacionalmente, uma torre residencial de alto padrão, uma torre comercial e o Soho Hotel, integrados em um hub multiuso.
Durante a cerimônia de inauguração, diversas autoridades estiveram presentes e destacaram a importância do novo empreendimento para o desenvolvimento do Distrito Federal.
Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, o Manhattan representa a força da iniciativa privada. “O Manhattan Shopping é fruto da visão e da coragem de quem acredita em Brasília. O empresário Paulo Octávio tem uma trajetória marcada pelo amor à cidade e pela capacidade de transformar sonhos em oportunidades. Este empreendimento reforça a força da iniciativa privada e o crescimento do Distrito Federal”, destacou.
De acordo com o empresário Paulo Octávio, o empreendimento reforça o potencial econômico da cidade. “Houve muito trabalho, muita luta, nestes três anos, envolvendo centenas de trabalhadores, um projeto muito ousado, mas Águas Claras merecia. Eu e a Celina, que vimos o nascimento dessa cidade, que hoje mostra a força de Brasília, a força da população da cidade, a consolidação de Águas Claras. Esse shopping veio justamente para coroar o centro da cidade “, disse.
“É um empreendimento que vai agregar não só a parte comercial, mas a parte cultural, a parte gastronômica. Vai ser um grande ponto de encontro de Águas Claras. Esse é o nosso objetivo, essa é a nossa meta. E, logicamente, com a contribuição e a participação efetiva do governador Ibaneis e da vice-governadora Celina, que sempre prestigiam os eventos de Brasília e os empreendedores da cidade. Nós, empreendedores, devemos muito a um governo que soube investir, que soube valorizar os empresários da cidade “, ressaltou.
“A cidade segue sendo um polo atrativo, com uma das melhores qualidades de vida do DF”, completou o administrador de Águas Claras, Gilvando Galdino.

O complexo Manhattan Shopping foi pensado para atender aos desejos e ao estilo de vida dos moradores da região, combinando moda, serviços, lazer, bem-estar, moradia e hospedagem em um só espaço. É, também, um marco para a companhia, reunindo compras, gastronomia, moradia e negócios.
Estrutura e impacto do empreendimento
Mais de mil empregos foram gerados durante as obras, e a expectativa é que até 1,2 mil vagas diretas sejam abertas com a operação das lojas. O empreendimento deve movimentar R$ 90 milhões por ano em faturamento, impactando positivamente a arrecadação e a valorização imobiliária de Águas Claras e arredores.
Com assinatura de Lana Dumont Arquitetura, fachada da Choque Design e interiores das áreas comuns de Sara Volpato, o projeto foi reconhecido no MUSE Design Awards 2024 nas categorias Fachada, Paisagismo e Iluminação, com valorização de áreas verdes e integração com o espaço urbano, destacando a fachada dia e noite.
O shopping contará com 60 operações distribuídas em dois pisos e uma Área Bruta Locável (ABL) de 8 mil m², com marcas como Live!, Camicado, Youcom, Reserva, Natura, Santa Lolla, Jorge Bischoff, Lupo Sport, Livraria da Vila, L’occitane Au Brésil, Kopenhagen, Cacau Show, Serafina (primeira unidade no Centro-Oeste), Fratello Uno, Confraria do Camarão, Açougue do Berg, Bu.té.quim e Bacio di Latte.
“O Manhattan nasce com 90% das operações locadas e mix alinhado ao perfil de Águas Claras. Priorizamos gastronomia de qualidade, moda acessível e serviços de conveniência, reunindo grandes redes e marcas locais”, destaca João Marcos Mesquita, superintendente do shopping. “Queremos que ele seja reconhecido como um espaço de convivência e bem-estar, não apenas de compras”, completa.
Entre os principais atrativos do shopping estão o Manhattan Taste, área gastronômica sofisticada, com cerca de 2 mil m² e 800 lugares, e um espaço wellness de 1.300 m² em parceria com a Smart Fit. O empreendimento ainda aposta em inovações como retail media, automação por IoT, climatização inteligente, segurança reforçada e consultórios para profissionais de saúde e bem-estar.
Mercado e posicionamento
Além do centro de compras, o Manhattan terá torre comercial com 170 unidades, torre residencial com 112 apartamentos e o Soho Hotel, da Rede Plaza Brasília, com 112 suítes, planejado para oferecer praticidade, conforto e modernidade aos hóspedes.
As áreas comuns do residencial incluem piscina com borda infinita, espaço fitness, coworking, espaço pet, spa, sauna, churrasqueiras, lavanderia, ferramentaria, sala de massagem e terraço. Ao todo, serão 1.243 vagas de estacionamento.
Diferenciais de experiência
Com público-alvo estimado em 301 mil habitantes das classes A e B da região de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Park Way, o Manhattan Shopping chega para reforçar a liderança da PaulOOctavio no varejo do Centro-Oeste. Nos primeiros meses de operação, a expectativa é de que o empreendimento receba mais de 200 mil visitantes por mês, com crescimento gradual à medida que se consolida.
Para atender a essa demanda, o shopping contará com um time operacional robusto, amplo estacionamento e soluções tecnológicas de monitoramento e gestão de fluxo, garantindo ajustes de operação conforme necessário.