- Projeto ultrapassa a marca 4.000 participantes em 2025
- Iniciativa visa ampliar o conhecimento feminino sobre mecânica básica, manutenção preventiva e dicas de pilotagem.
- Desde o lançamento, em 2024, o programa já impactou 4.150 mulheres em todo o Brasil
O programa Mecânica Yamaha para Mulheres (MYM), da Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, já impactou 4.150 mulheres desde o seu lançamento, em 2024. O projeto oferece conhecimento em mecânica básica e fortalece a confiança, a autonomia e a segurança das participantes na manutenção e na pilotagem de motocicletas. Somente em 2025, considerando os eventos realizados em maio e em outubro nas concessionárias autorizadas participantes de todo o Brasil, o programa superou a marca de 2.000 alunas, dobrando o número registrado anteriormente.
Por meio de aulas teóricas e demonstrações práticas, as mulheres aprendem a verificar o nível de óleo, fluidos, regulagem da transmissão final, sistema de freios, e calibragem de pneus e cuidados com motos e scooters.
“O objetivo da Yamaha com o MYM é reforçar o compromisso da marca com a inclusão e o empoderamento feminino, promovendo a conscientização sobre a importância das verificações e manutenções de motocicletas e scooters, garantindo que nossas oficinas sejam espaços acolhedores e acessíveis para todos os públicos”, destaca Cíntia Faccin, gerente da Universidade Yamaha.
O crescimento do MYM acompanha uma tendência nacional. De acordo com dados da SENATRAN/IBGE, divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil conta, atualmente, com 9,46 milhões de mulheres habilitadas na categoria A, aumento de 69,5% em dez anos. Em 2014, eram 5,58 milhões. O Estado de São Paulo lidera em números absolutos, com 2,82 milhões de habilitadas.
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da unidade de Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando mais de 4.500 funcionários diretos.
Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca produzido no Brasil. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.