NOVA AURORA-GO / Abandono de cachorros nas ruas vira desafio para moradores e para prefeitura

by Amarildo Castro
  • Cidade ao Sudeste de Goiás, que tem o terceiro melhor índice de qualidade de vida do Estado, vive desafio a parte, com muitos animais, especialmente cachorros sendo abandonados por moradores da região pelas ruas

POR AMARILDO

A cidade de Nova Aurora, em Goiás, ao longo dos últimos anos se tornou uma referência no Estado de Goiás pela qualidade de vida dos moradores e outros destaques na área de educação e social. Mas ao mesmo tempo, numa espécie de problema a parte e de difícil solução ou controle, o município, assim como cidades vizinhas, enfrenta um grande desafio com o abandono de animais pelas ruas da cidade, especialmente cachorros, maioria, filhotes.

A tática, apurou a reportagem do Blog do Amarildo, é uma espécie de ‘modus operandi’, onde em boa parte desses animais que são abandonados na cidade viriam de algumas fazendas ou chácaras do município, onde após uma ‘ninhada’, tutores, sem condições para criar todos os amimais, ‘descartam’ esses filhotes em ruas menos movimentadas das ‘pontas’ da cidade ou simplesmente nas vias rurais perto da área urbana. Há denúncias ainda de que algumas pessoas passam pela cidade e simplesmente abandonam pets perto da rodovia principal.

A reportagem apurou que essas pessoas estariam fazendo isso supostamente confiando na boa ação dos moradores da cidade, que vendo a situação, acabam alimentando esses animais. Além disso, um ou outro desses pets abandonados, acabam sendo ‘adotados’ por algum morador.

Maioria dos animais abandonados pelas ruas da cidade recebem alimentação dos próprios moradores, mas tema é considerado crítico: “Dá trabalho e temos um limite para cuidar”, disse uma moradora local.

Mas o que no início parecia não ser um grande problema, agora é. Isso porque quase todas as famílias na cidade já têm algum pet, e assim, esses animais abandonados não conseguem mais um lar. E além disso, a quantidade de cachorros nas ruas incomoda, apesar de um duro trabalho feito pela prefeitura local.

No caso, esse trabalho do Executivo consiste em levar as fêmeas para a vizinha Catalão, que por meio de um convênio com um clínica castra essas fêmeas, faz o tratamento padrão, mas que, por falta de alguém interessado em adoção, acaba devolvendo os animais às ruas de Nova Aurora.

O vice-prefeito da cidade, Danilo Araújo (UB), diz que a prefeitura faz o que pode, mas que é difícil, porque apesar de uma campanha contra o abandono, inclusive com placas pelas ruas da cidade e a citação da Lei 9.605/98 o problema persiste.

Placas instaladas pelas ruas: prefeitura alerta sobre crime e pede apoio para evitar o abandono de animais

A prefeitura local (foto abaixo) tem um programa de castração gratuito na cidade

Danilo explica ainda que a prefeitura local busca dar o suporte necessário para quem procura o Executivo para a castração dos cachorros e gatos, mas que não há na cidade um programa de adoção porque não há demanda para adoção. E no caso de Catalão, que tem um ONG que trabalha com adoção, a demanda é muito grande para entrega de animais, e por isso, eles atendem somente ao município, não pegando assim, animais de cidades vizinhas para cadastro no programa de adoção.

“De qualquer forma a gente pede para que as pessoas não abandonem os animais nas ruas, é crime e maltrata os animais. Tente procurar ajuda, buscar alguma família que possa adotar algum animal ou usar como método de controle a castração, serviço que prefeitura local oferece”, diz.

Ele ainda comenta que apesar da situação crítica, após o início do programa de castração feito pela prefeitura, a população de animais de rua na cidade diminuiu pelo menos pela metade.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário