Marina Silva detalha conquistas e desdobramentos da COP30 no Bom Dia, Ministra desta sexta (28)

by Amarildo Castro
  • Conversa da titular do Meio Ambiente e Mudança do Clima com profissionais de rádio e de portais será a partir das 8h, com destaque para decisões da conferência em Belém (PA)

Titular da pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva é a convidada do Bom dia, Ministra desta sexta, 28 de novembro. Durante a conversa com profissionais de rádios e portais de várias regiões do país a partir das 8h, ela vai detalhar as principais conquistas, debates, desafios e desdobramentos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), finalizada no último fim de semana, em Belém (PA). 

PACOTE DE BELÉM — Um dos destaques será o Pacote de Belém, conjunto de textos que inclui 29 documentos consensuais entre representantes dos 195 países que participaram do encontro. As decisões envolvem avanços em temas como transição justa, financiamento da adaptação, comércio, gênero e tecnologia. Os textos incluem o compromisso de triplicar o financiamento da adaptação até 2035 e a ênfase na necessidade de os países desenvolvidos aumentarem o financiamento para nações em desenvolvimento. 

59 INDICADORES  A conferência climática finalizou um conjunto abrangente de 59 indicadores voluntários para monitorar o progresso sob a Meta Global de Adaptação. Os indicadores envolvem setores como água, alimentação, saúde, ecossistemas, infraestrutura e meios de subsistência, e integram questões transversais como finanças, tecnologia e capacitação. 

FLORESTAS TROPICAIS PARA SEMPRE — Oficializado pelo Brasil durante a COP30, o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) também estará na pauta. O TFFF cria um novo modelo de financiamento climático: países que preservam as florestas tropicais serão recompensados por meio de um fundo de investimento global. Na prática, a iniciativa cria uma nova economia baseada na conservação. Torna a floresta em pé uma fonte de desenvolvimento social e econômico. Os investidores não fazem doações, Em vez disso, aplicam recursos e têm retorno ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação florestal e a redução de emissões de carbono. O mecanismo já mobilizou mais de USD 6,7 bilhões na primeira fase, com o endosso de 63 países. 

MAPA DO CAMINHO  Medida proposta pelo Brasil para indicar uma trilha para superação do uso de combustíveis fósseis, o Mapa do Caminho não entrou na declaração oficial do evento, mas a ideia ficou amplamente sedimentada no cenário internacional, com adesão de mais de 80 nações. O conceito e suas simbologias também devem ser abordados pela ministra na conversa com jornalistas. 

FUNDO AMAZÔNIA — Outra pauta em destaque será o Fundo Amazônia. A iniciativa é um dos principais instrumentos de execução da política ambiental e climática brasileira. Tem como objetivo a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD+). Durante a COP30, o fundo recebeu o anúncio de doação de 20 milhões de euros da União Europeia. Criado em 2008, o fundo atua como referência em cooperação internacional para o clima. Combina proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida na região amazônica. A partir da retomada das doações, em 2023 – após quatro anos paralisado – o Fundo superou R$ 1,6 bilhão contratados. Ao longo de seus 17 anos, o Fundo Amazônia beneficiou cerca de 260 mil pessoas, por meio de mais de 600 organizações comunitárias e cerca de 140 projetos.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” pode ser acompanhado ao vivo pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário