CCUFG será palco para concerto de Cristian Budu

by Amarildo Castro

Cristian Budu – Foto de Daniel Ebendinger

A apresentação do premiado pianista, vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (Suíça) e do Concerto do Ano (Guia da Folha), encerra a Série Allegro 2025. Cristian Budu possui formação em música pela Universidade de São Paulo e Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston.  O concerto dele é gratuito e acontece sábado (06/12), a partir das 20h, no Centro Cultural UFG.

O projeto Allegro está em sua 4ª edição, reafirmando a parceria do Centro Cultural UFG com o Instituto Cultural SICOOB UniCentro Br. O objetivo é viabilizar o acesso à música de concerto, promovendo o desenvolvimento artístico local com uma programação cultural composta de recitais de piano, com renomados expoentes da música de concerto para a cidade de Goiânia.

O pianista Cristian Budu, convidado da Série Allegro 2025, iniciou os estudos com Elsa Klebanowski e Marta Ziller. Foi aluno também de Marina Brandão, Cláudio Tegg (Fundação das Artes de São Caetano do Sul), Eduardo Monteiro (USP), Wha-Kyung Byun (New England Conservatory of Boston). Além disso teve diversas aulas com Russell Sherman, uma de suas maiores influências.

De acordo com o pianista, voltar a Goiânia depois de dez anos é uma alegria enorme. A última vez que esteve na capital foi para uma apresentação como solista da Orquestra Filarmônica de Goiás. “Estou entusiasmado em compartilhar com o público esse repertório que me é tão querido, e honrado em tocar o concerto de encerramento da série 2025 do Projeto Allegro”. 

A ideia do programa é transpor classificações, pois como diz Cristian ‘música é música’. O artista quer mostrar ao público goiano a riqueza de tantas linguagens, enfatizando o piano como um instrumento agregador e versátil. No repertório, peças de Chopin, Guarnieri, Schumann, Itiberê, Debussy, Gnattali, Tia Amélia e Villa-Lobos.

Segundo Budu, o programa homenageia o repertório brasileiro e cria um diálogo com peças tradicionais da Europa. “Terá ainda obras clássicas da música de Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Brasílio Itiberê II e músicas relacionadas ao choro e ao repertório popular – como nas peças de Tia Amélia, Ernesto Nazareth, Henrique Alves de Mesquita e Radamés Gnattali”, complementa.

Trajetória artística

“Eu me aproximei do piano “sem querer”. Cresci em Diadema (SP), e embora não vivesse num mundo onde o piano ou o estudo da Música eram “comuns”, meus pais, que vieram da Romênia, trouxeram consigo a paixão pela prática de se tocar música de câmara em casa. Cresci com um pianinho que era meu ‘brinquedo favorito’, e música foi sempre um jeito de expressar tudo aquilo que não cabe em palavras”, contextualiza o pianista. 

Cristian tocou recitais solo em grandes festivais como Verbier Festival e La Roque D’Antheron Piano Festival, e em salas como Ateneu de Bucareste, Liederhalle, KKL e Jordan Hall. Já solou à frente de orquestras como Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Lausanne, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart e Orquestra de Câmara de Basel. Promotor assíduo da música de câmara, já colaborou com Antonio Meneses (duo), Renaud Capuçon (duo), e com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim.

Hoje, o pianista mora entre Paris e São Paulo. É diretor artístico do Festival “Watari” de Música de Câmara (Campinas, SP), e foi diretor artístico de 2 edições do Festival de Piano de Ouro Preto (MG), projetos que oferecem bolsas de estudo para um período de residência artística com masterclasses e concertos. Desde 2022, foi convidado por Cláudia Toni para fazer a co-curadoria do Festival Internacional SESC de Música de Câmara (SP). Cristian colabora também com projetos sociais como Projeto Integração e Liga Solidária, na qual é conselheiro voluntário da Unidade Casulo (Real Parque – São Paulo).

Serviço

Assunto: Série Allegro – Concertos CCUFG/SICOOB 2025

Quando: sábado (06/12), às 20h

Onde: teatro do CCUFG, situado na Q. 71 – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia-GO

Mais informações: @centroculturalufg

Entrada franca!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário