Salvador ganha exposição coletiva Encantos de Oyá

by Amarildo Castro

A exposição “Encantos de Oyá” reúne artistas visuais independentes na Galeria Prof. José Calasans, situada no Centro Histórico de Salvador (BA). A curadoria é assinada pelo artista e arte-educador Denissena Fóssil, que vem desenvolvendo projetos voltados ao fortalecimento da arte coletiva e à difusão cultural em espaços públicos e privados, compreendendo a arte como elemento fundamental de inclusão social, construção de identidade e revitalização urbana.

A mostra presta homenagem a orixá Iansã por meio de símbolos, imagens figurativas, códigos, cores, texturas e relevos que evocam sua força, movimento e ancestralidade. Ao mesmo tempo, destaca a importância do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, lembrado em 1º de dezembro, reforçando a arte como instrumento de conscientização e de enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra pessoas que vivem com HIV/AIDS — uma doença descoberta nos anos 1980, e que ainda hoje segue impactando vidas em todo o mundo.

“A exposição é uma celebração dos artistas locais, sonhadores, trabalhadores da arte, educação e cultura, que afirmam a importância de valorizar a rica cultura soteropolitana, baiana e brasileira. O legado cultural e religioso, em especial, de matriz africana, em conexão com a cultura indígena e cigana também, é algo presente, pulsante e inspirador. A orixá Iansã é um símbolo de força e inspiração. É patrimônio, memória, tradição, legado e resistência cultural afro-brasileira.

A mostra propõe convidar o público a prestigiar e exercitar o olhar poético e político por meio de produções em pinturas em telas, instalação e esculturas produzidas pelo coletivo artistas da velha guarda, ou seja, old school, os novos talentos e expoentes, que vem construindo a trajetória artística e política no cenário nacional”, afirma o curador Denissena Fóssil.

Artistas participantes: Bari, Bel Borba, Carol Coral, Charles Brak, Daniel Luz, Denissena Fóssil, Edy Ribeiro, Elano Passos, Elson Sena, Fabio Sena, Jorge Vox, Kazú Tatuador, Marcia Andrade, Maria Clara, Medrado, Naum Bandeira, Neto Maia, Smk e Super Afro. Local: Galeria Prof. José Calasans – Museu Eugênio Teixeira Leal Endereço: Rua do Açouguinho, 1 – Pelourinho, Centro Histórico de Salvador/BA Abertura: 03 de dezembro de 2025, das 17h às 21h Visitação: 05 de dezembro a 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 17h Entrada: Gratuita. Contato: 71 9881189891

Postagens relacionadas

Deixe um comentário