- Sob a gestão da deputada Paula Belmonte, conquista contribui para aumentar a confiança da população na CLDF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) alcançou a categoria Diamante, nível máximo no Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com índice de 95,1%. A conquista consolida a Casa entre os legislativos mais transparentes do País.
O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), delegou à deputada Paula Belmonte (PSDB), 2ª vice-presidente, a responsabilidade pelo programa de transparência ativa. “A transparência sempre foi um valor que eu prezei e defendi ao longo de toda a minha atuação pública. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a confiança da população e garantindo respeito ao dinheiro público”, afirmou a deputada Paula Belmonte.
Entre maio e novembro, foram publicados em formato aberto os conjuntos de dados exigidos por lei, além da alimentação de séries históricas de 92 bases de dados no Portal de Dados Abertos, com ferramentas de busca, filtros e opção de download em formato legível por máquina. Também foi instituído o Grupo de Trabalho de Coordenação — Transparência Ativa (GTC-TA) e implementada a integração automatizada entre o Portal de Dados Abertos e o Portal da Transparência. Isso reduziu as atualizações manuais e elevou a confiabilidade e agilidade da disponibilização das informações.
Esta não é a primeira vez que a CLDF recebe reconhecimento da Atricon: na edição de 2024 do Radar da Transparência Pública, a Casa já havia alcançado a categoria Diamante com índice de 98,84%.