- Ex-prefeito de Valparaíso de Goiás, que atualmente é o secretário do Entorno-DF, em pasta criada há mais de dois anos pelo governador Caiado, mais uma vez se destaca na política regional
POR AMAIRILDO CASTRO
Prestes iniciar 2026, quando todo o Brasil vivenciará mais um pleito eleitoral, uma das principais lideranças políticas do chamado Entorno Sul do Distrito Federal, o atual secretário do Entorno-DF, Pábio Mossoró, mais uma vez deve fechar o ano como um dos principais protagonistas da região.
Primeiro porque desde que assumiu a Secretaria do Entorno-DF, Mossoró virou uma peça-chave no grupo político do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, além do próprio governador Ronaldo Caiado. Hoje, as políticas públicas para Região Metropolitana praticamente passam pelas mãos de Mossoró, que virou elo de ligação para os investimentos, parcerias, turismo, entre outras ações.

Pábio Mossoró, em recente evento na Defensoria Pública de Valparaíso: presente em todas as cidades da Região Metropolitana constantemente em busca de solução para as demandas
O exemplo mais claro disso foi a recente visita de uma equipe à China, onde Mossoró colaborou e muito para a concretização dos planos do Governo de Goiás para que aquele país pudesse investir no Entorno-DF, especialmente na área de transporte.

Com o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, de quem virou ‘pupilo’
Sucesso mesmo após deixar Prefeitura de Valparaíso
Após oito anos à frente da Prefeitura de Valparaíso, a oposição chegou a cogitar um suposto ostracismo de Mossoró depois de deixar o cargo. Mas na prática, aconteceu o contrário. Bem avaliado pela população e pelo Governo de Goiás, Mossoró tirou alguns meses para descansar, e desde que assumiu a Secretaria do Entorno-DF, pode-se dizer que seu nome é trabalho. Visita constantemente todas as cidades da região, está sempre em Goiânia também para tratar de demandas com o governador e novas parcerias.

Mossoró recebe várias autoridades de lideranças na Secretaria do Entorno diariamente em busca de solução das demandas
Mossoró deve ser ainda peça-chave nas eleições deste ano de 2026. Com o nome à disposição para concorrer à Câmara dos Deputados, inclusive pode disputar com a sua arquirrival Lêda Borges (PSDB), mas isso nunca o incomodou.

Mossoró com sua equipe: líder e querido
“Vamos fazer uma boa composição, temos muitos parceiros, e na hora certa vamos anunciar como ficará a posição do nosso grupo para as eleições de 2026, no mais é trabalhar muito, como sempre”, disse recentemente ao Blog do Amarildo.

O secretário do Entorno-DF com a primeira dama Gracinha Caiado: empenhado também nas ações sociais
Sem desistir da solução para o transporte
Surpreendido após a desistência do Governo Federal em participar de um consórcio entre o Governo de Goiás e GDF para a solução do transporte coletivo na Região Metropolitana, Mossoró disse ao Blog do Amarildo que não vai desistir, e que o Caiado e o Ibaneis, com apoio dos parceiros, vão encontrar uma solução em breve, nem que para isso, seja necessário investimentos estrangeiros, numa clara referência que não descarta apoio chinês para a solução do problema.

Pábio MOssoró com equipe que visitou a China recentemente: Elo do Governo de Goiás até no exterior

Mossoró tem ainda o amplo respeito do governador Caiado