- Manter o carro preparado ajuda a evitar contratempos e preserva a segurança da família
As férias são um dos períodos mais movimentados nas rodovias, e garantir a segurança começa muito antes de ligar o motor. Uma manutenção preventiva bem-feita reduz drasticamente o risco de panes inesperadas e acidentes, e pode evitar contratempos que comprometem a viagem. A Niterra, detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, reuniu os cuidados indispensáveis antes de cair na estrada.
- Faça a manutenção preventiva completa: agende uma revisão com um mecânico de confiança. Checar freios, suspensão, motor, sistema de arrefecimento, possíveis vazamentos, sistema de ignição e injeção ajuda a evitar falhas durante o trajeto, especialmente em viagens longas. Considere a quilometragem da viagem e antecipe trocas necessárias, como óleo e filtros.
- Verifique sensores e componentes eletrônicos: sensores de temperatura do líquido de arrefecimento, nível de combustível, ABS e velocidade são essenciais para a segurança e eficiência do veículo. Esses componentes evitam superaquecimento, pane seca e ajudam no funcionamento correto de sistemas como ABS e controle de estabilidade.
- Inspecione itens básicos de funcionamento: antes de sair, confira o nível do óleo, fluido de arrefecimento, água do limpador, além do funcionamento de luzes, faróis, lanternas e piscas. Calibre os pneus, inclusive o estepe, e fique atento a ruídos anormais, que podem indicar problemas mecânicos.
- Atenção ao sistema de ignição: velas, cabos e bobinas desgastados comprometem o desempenho, aumentam o consumo de combustível e podem gerar falhas de funcionamento. Verificar a condição desses itens evita perda de potência em ultrapassagens e reduz o risco de danos ao motor e ao catalisador.
- Revise palhetas do limpador e sistema de iluminação: a visibilidade é fundamental para evitar acidentes. Palhetas ressecadas e faróis queimados dificultam a condução em chuva ou à noite, aumentando significativamente o risco de colisões e dificultam a condução do veículo.
- Prepare um kit de emergência: leve itens como triângulo, ferramentas básicas, lanterna, água, alimentos não perecíveis e carregador de celular. Eles podem ser decisivos até que o socorro chegue. Com o trânsito intenso, comum nos feriados e férias, o socorro costuma demorar mais devido à grande demanda.
Os riscos de negligenciar a manutenção
Ignorar a manutenção preventiva é um dos fatores que levam a acidentes nas estradas. Itens aparentemente simples, como pneus desgastados, falhas no sistema de ignição, sensores defeituosos ou óleo vencido, podem gerar perda de potência, superaquecimento, falhas de frenagem e até pane total do veículo. Em uso contínuo, como em viagens prolongadas, pequenas irregularidades tendem a se agravar rapidamente, colocando em risco a segurança dos ocupantes e de outros motoristas. Além dos perigos, o custo de um reparo emergencial costuma ser maior do que o de uma revisão programada, tornando a prevenção a opção mais segura e econômica. Outro ponto de atenção é o fato de algumas irregularidades podem levar a infrações de trânsito, podendo acarretar multas e em alguns casos apreensão do veículo.
“Pequenas falhas evitáveis podem se transformar em grandes problemas quando o carro é submetido ao uso contínuo. Por isso, além de atenção aos sinais do veículo, é preciso contar com um profissional qualificado, já que o auto reparo pode gerar danos maiores e aumentar o custo final”, avisa Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NIterra.
Com cuidados simples, a viagem se torna mais segura, confortável e livre de imprevistos e aborrecimentos nestes períodos. Antes de pegar a estrada, dedique-se à revisão: esse é o melhor investimento para garantir tranquilidade e evitar acidentes.
Em casos de substituição, é importante optar por componentes que mantenham o padrão original do veículo. Nesse sentido, o portfólio das marcas NGK e NTK oferece soluções completas e alinhadas às exigências dos sistemas modernos: a NGK conta com uma linha abrangente de produtos de ignição, como velas, cabos e bobinas, desenvolvidos para assegurar desempenho, eficiência e durabilidade; já a NTK disponibiliza sensores voltados ao sistema de injeção eletrônica, como sensores de oxigênio e de temperatura, fundamentais para o correto gerenciamento do motor, controle de emissões e economia de combustível.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 66 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. O novo nome é um marco na história do grupo, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/