Celebra DF 2026 terá shows, transporte gratuito e esquema especial de segurança

by Amarildo Castro

População poderá assistir à queima de fogos e shows de grandes artistas nacionais, tudo com transporte gratuito por meio do Vai de Graça | Foto: PC Caveira

  • Programação do GDF de virada do ano ocupa a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Orixás com atrações musicais e queima de fogos

Por Adriana Izel*, da Agência Brasília | Edição: Gabriel Lisita

Acesso facilitado

Para garantir o acesso do público, o transporte coletivo funcionará com tarifa gratuita pelo programa Vai de Graça, com reforço nas linhas de ônibus e alteração no funcionamento do metrô. 

Ainda nesta quarta, todas as estações do metrô estarão abertas para embarque e desembarque das 5h30 às 23h30; das 23h30 às 2h30, haverá desembarque em todas as estações e embarque apenas na Central. Na quinta, o funcionamento será das 17h às 23h30 em todas as estações, com o mesmo esquema após esse horário. O metrô funcionará até 2h30, e, depois disso, o transporte gratuito seguirá por ônibus. Haverá também interrupções no trânsito da Esplanada a partir das 15h, com acesso permitido apenas para pedestres.

Polícia Militar do DF fará linhas de revista na chegada da Rodoviária e das Vias S1 e N1 | Foto: Divulgação/SSP-DF

Esquema de segurança

A segurança contará com atuação integrada da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran), com policiamento ostensivo, pontos de revista e monitoramento em áreas estratégicas. Não será permitida a entrada com objetos perfurocortantes, garrafas de vidro, armas, fogos de artifício, materiais inflamáveis ou animais de estimação.

Famílias com crianças pequenas devem redobrar a atenção, mantendo vigilância constante em áreas de grande circulação. Pontos de apoio estarão disponíveis para atendimento e orientação em caso de necessidade.

A organização do evento também reforça a importância de cuidados básicos, como hidratação, uso de roupas confortáveis e atenção aos horários de maior fluxo. Em caso de emergência, equipes de saúde e brigadistas estarão de prontidão para atendimento imediato.

Dicas para quem vai festejar na Esplanada dos Ministérios

→ Haverá linhas de revista da Polícia Militar do DF na chegada na Rodoviária e nas Vias S1 e N1

→ O trânsito será interrompido a partir das 15h (somente acesso de pessoas)

→ Veículos poderão estacionar nos anexos dos Ministérios, no Teatro Nacional e no Setor de Autarquia (Norte e Sul)

→ Procurar chegar cedo para conseguir os melhores locais

→ Na volta para casa, o Metrô estará funcionando até às 2h30. A partir deste horário, o transporte gratuito será via ônibus.

* Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Postagens relacionadas

Deixe um comentário