POR AMARILDO CASTRO
Um dos políticos mais conhecidos da chamada Região Metropolitana Sul do Distrito Federal, o prefeito de Luziânia-GO, Diego Sorgatto (UB) até agora não manifestou interesse em participar do pleito na disputa de um cargo para deputado, seja estadual (onde já foi eleito duas vezes) ou federal, cargo esse que ainda não concorreu. Mas pela sua história política na região, sua participação deve ser uma das mais importantes entre as lideranças locais nas eleições deste ano.
Isso porque a disputa dos cargos para a Assembleia Legislativa de Goiás passa antes pelo apoio dos prefeitos em suas respectivas cidade, e com todo o respaldo que Sorgatto tem em Luziânia, onde está em seu segundo mandato como prefeito, faz toda a diferença para quem ele for apoiar, seja no carpo para deputado estadual ou federal.
Na composição de chapa ao Governo de Goiás, onde o nome de Daniel Vilela é tido como certo na disputa, resta ainda definir o vice, que por horas, alguns acreditam que possa vir do agronegócio, ou até mesmo da Região Metropolitana do DF, onde Sorgatto, em especial na parte Sul, tem forte influência e poderia ser consultado pela alta cúpula do Governo de Goiás.
Hoje, ao lado do secretário do Entorno-DF, Pábio Mossoró, Diego Sorgatto está entre as lideranças que está mais próxima de Daniel Vilela e do próprio governador Ronaldo Caiado; e por ter adotado uma política de menos barulho nos últimos anos, em um linguajar do interior, é hoje o ‘come quieto’ da política na região.
Apoio
Previamente, o que se sabe é que Diego Sorgatto apoia para federal o morador de Luziânia, Dr. Célio Silveira (MDB) e para deputado estadual, o também morador, Wilde Cambão (PSD). Mas no decorrer da carruagem, vai ter muita gente pedindo apoio para Diego Sorgatto.