Ceilândia recebe mutirão de manutenção urbana com ações de asfalto, limpeza e acessibilidade

by Amarildo Castro

Aplicação de mais de 40 toneladas de asfalto e retirada de 52 toneladas de entulho reforçam o combate à dengue.

A Administração Regional de Ceilândia realizou, ao longo desta semana, um amplo conjunto de ações de manutenção urbana em diversos pontos da cidade. Desde a última segunda-feira (12), equipes da Administração, da Novacap, do SLU e com apoio do programa GDF Presente intensificaram os trabalhos de zeladoria, resultando na aplicação de mais de 40 toneladas de massa asfáltica e na retirada de mais de 52 toneladas de entulho de áreas públicas.

As intervenções contemplaram serviços de roçagem no Parque Urbano do Setor de Indústria, nas quadras QNQ 05 e QNQ 07, além de roçagem manual no Terminal de Ônibus do Setor QNR. Na área de pavimentação, foi executada a operação tapa-buraco nas vias EQNN 18/20 e EQNN 22/24, em Ceilândia Sul, com uso de caminhão térmico. Os trabalhos também alcançaram a avenida principal em frente à 25ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro, a EQNM 18/20, em Ceilândia Norte, a Via 4 do P Sul, a Via 05 do Setor O e a QNM 13, em Ceilândia Sul.

Outro destaque foi o mutirão de limpeza nas passarelas próximas às estações de metrô, fundamentais para a mobilidade e segurança dos pedestres. Na QNN 6/8, a passarela recebeu limpeza completa, com retirada de resíduos e desobstrução total da passagem, garantindo melhores condições de circulação à população.

Para o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, os serviços são essenciais para o funcionamento da cidade e para a qualidade de vida dos moradores. “Essas ações de manutenção urbana são fundamentais para garantir mais segurança, mobilidade e bem-estar à população. A aplicação de asfalto melhora o tráfego, a retirada de entulho combate focos de doenças e a limpeza dos espaços públicos devolve dignidade aos bairros. Nosso compromisso é manter Ceilândia cuidada todos os dias”, destacou.

Combate à dengue– A remoção de entulho ocorreu em diversos pontos críticos, como a QNN 2/4, em Ceilândia Sul; QNP 6/10, QNP 22 e QNP 23/30; no Quadradão da 30 do P Sul; além das QNN 18/20 e QNN 33, em Ceilândia Norte. Um dos pontos mais emblemáticos da ação foi a QNO 10, no Setor O, onde um grande lixão a céu aberto foi totalmente eliminado, com a retirada de lixo doméstico, pneus e outros resíduos, devolvendo dignidade ambiental ao local.

“Estamos fazendo nossa parte com a limpeza urbana e campanhas de conscientização, mas a participação da população é essencial. Medidas simples, como descartar resíduos corretamente, ajudam a combater o mosquito e a proteger nossas famílias. Juntos, podemos vencer a dengue”, afirmou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho.

Durante a semana, também foram realizadas a limpeza de 25 bocas de lobo na QNP 34, na Avenida P4, no Setor P Sul, além da reposição e manutenção de bocas de lobo na Avenida Elmo Serejo. As ações são essenciais para o escoamento das águas pluviais e a prevenção de alagamentos. Houve ainda reparos em bancos da Praça da Feira Permanente da Ceilândia, tradicional espaço de convivência da cidade.

Acessibilidade– Na área de acessibilidade, Ceilândia alcançou um marco histórico: 100 quilômetros de calçadas entregues à população. O avanço consolida a cidade como referência em mobilidade urbana no Distrito Federal, garantindo mais segurança, acessibilidade e inclusão para pedestres, especialmente pessoas com deficiência, idosos e crianças. Atualmente, a Administração Regional executa mais 4 quilômetros de novas calçadas na QNN 27, em Ceilândia Norte, nas proximidades do Sesc Ceilândia, uma das regiões de maior fluxo de pedestres. As obras ampliam a segurança viária e reforçam o compromisso com uma cidade mais acessível e humana.

A Administração Regional de Ceilândia reforça ainda a importância da colaboração da população no descarte correto de resíduos. O descarte irregular de lixo em vias, becos e áreas públicas, especialmente durante o período chuvoso, favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o surgimento de insetos e animais peçonhentos.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário