Se no Brasil, um serviço de compartilhamento de patinetes elétricos registrou mais de 12 milhões de viagens realizadas pela sua frota no decorrer de 2025, o município de Brasília corresponde a quase 10% do montante de viagens. Ao todo, os brasilienses realizaram 1.113.021 viagens desde o início da operação local da JET.
A empresa está na cidade desde janeiro. “Brasília acolheu bem o serviço e a boa experiência local irradiou como referência para demais cidades do País”, avalia o assessor da JET, Lincoln Silva. De acordo com ele, cada vez mais se tratam de viagens conduzidas por assinantes – no geral, um perfil de pessoas que o utilizam no dia a dia do trabalho.
O representante também complementa sobre os investimentos da JET em prol da educação preventiva, por meio de instrutores se revezando em principais pontos de fluxo, além de ações de conscientização por meio da Escola de Direção Segura. Em 2025, foram registrados 71 casos de sinistros relacionados a acidentes, o que representa índice inferior a 0,01% do total de viagens.
“Consideramos que as ações preventivas reduziram no número de acidentes, ainda mais observando que se trata de um modal recente no Distrito Federal”, afirma Silva. Atualmente, a frota azul conta com 2,7 mil patinetes na Cidade, distribuídos em quase 2,5 mil pontos previstos de parada. Ao todo, são 263,9 mil usuários cadastrados em Brasília. Entre outros indicadores, as viagens em dezembro tiveram, em média, 13 minutos de uso.
Atualmente, os patinetes da JET estão nas regiões de: Plano Piloto, Parque da Cidade, Sudoeste, Cruzeiro, Guará, Águas Claras, Taguatinga Sul, Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Gama.
Por se tratarem de equipamentos elétricos e forjados para uso individual de adultos, não podem ser usados por menores de idade, em duplas ou para transporte de carga. Entre as principais regras, os condutores devem parar nos locais previstos no mapa do aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito de pessoas e demais veículos.
12 milhões de viagens no País
Ainda, ressalta-se que todas as viagens contam com seguro para acidentes. Atualmente, a JET se tornou a empresa líder do segmento de compartilhamento na América Latina, já abrangendo 40 municípios das cinco regiões brasileiras, e contando com mais de 40 mil veículos e cerca de 1 mil colaboradores. Somente em 2025, a empresa alcançou a marca de 12 milhões de viagens realizadas pela sua frota em todo o Brasil.

Texto: lincoln.spada@gmail.com