A passagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pelas cidades de Luziânia e Valparaíso, cidades goianas, ambas as cidades no Entorno Sul do Distrito Federal está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 24 de janeiro próximos. O parlamentar realiza a chamada “Caminhada pela Liberdade”, em trajeto feito a pé desde a última segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2026, onde partiu da cidade mineira de Paracatu (MG) com parada final em Brasília (DF), sempre pela rodovia BR-040. O ato é um simbolismo de apoio ao ex-presidente Bolsonaro, preso por cumprimento de pena, como sendo um ‘mentor’ do 8 de Janeiro, evento considerado antidemocrático.
No Caso da chegada ao Entorno Sul, obrigatoriamente Nikolas passa primeiro pelas cidades de Cristalina e Luziânia, antes de chegar a Valparaíso. Em seguida, o destino final é Brasília.
Desde que assumiu a ‘missão’, o deputado vem conquistando apoiadores, e já se comenta que a ‘maratona’ reúne mais de 100 pessoas. Porém, o ato tem mais simbolismo político do que uma possível revisão de pena de Bolsonaro, já que o relator do processo contra o ex-presidente, o ministro Alexandre de Moraes não se mostra comovido com o ato, e para qualquer mudança, envolve outros trâmites judiciários, improváveis de ocorrer.
(Foto: reprodução de rede social de Nikolas Ferreira)