Uma chuva de meteoros discreta, mas curiosa, poderá ser observada no céu brasileiro na noite de domingo, 8, para a madrugada de segunda-feira, 9 de fevereiro. O fenômeno é conhecido como Alpha Centaurids e ocorre todos os anos, sendo mais visível no hemisfério sul.
O momento de maior atividade varia conforme a região do país. No Sul, o pico acontece após as 22h30; no Sudeste e Centro-Oeste, por volta das 23h; e, no Norte e Nordeste, após 0h30. A previsão é de cerca de seis meteoros por hora.
De acordo com simulações astronômicas, a quantidade de meteoros pode variar entre 5 e 20 por hora. Alguns deles poderão ser vistos a olho nu, como rápidos riscos luminosos no céu. A claridade da Lua, no entanto, pode dificultar a observação dos meteoros mais fracos.
A região do céu de onde esses meteoros parecem surgir fica próxima da estrela Hadar, uma das mais brilhantes da constelação do Centauro. Uma maneira simples de localizar essa área é encontrar o Cruzeiro do Sul, facilmente visível mesmo em áreas urbanas.
Para observar melhor o fenômeno, a recomendação é procurar locais escuros, afastados da iluminação artificial. Não é necessário nenhum equipamento, já que os meteoros cruzam o céu rapidamente e em diferentes direções.
Você pode saber mais sobre esse e outros eventos acompanhando as lives no canal do YouTube da Urânia Planetário.