Galinho de Brasília frevando rumo ao Hexa na segunda de Carnaval

by Amarildo Castro
  • Tradição na capital, bloco leva frevo, cortejo e programação infantil gratuita para o estacionamento da Matriz da Caixa na segunda-feira de Carnaval  (Fotos: Mendiz)

O frevo vai tomar conta de Brasília mais uma vez. No sábado, 16 de fevereiro, o tradicional Galinho de Brasília retorna às ruas com o tema “Galinho frevando rumo ao Hexa”, unindo a energia contagiante do ritmo pernambucano à paixão nacional pelo futebol em uma grande celebração popular e gratuita.

Criado por amigos pernambucanos inspirados no lendário Galo da Madrugada, o Galinho arrasta foliões há mais de 30 anos e se consolidou como um dos desfiles carnavalescos mais tradicionais da capital federal. A cada edição, o bloco transforma a cidade em um verdadeiro pedaço do Recife, com muito frevo, fantasias coloridas, sombrinhas rodopiando e um público diverso, formado por crianças, jovens, adultos e idosos.

A festa tem concentração no estacionamento da Matriz da Caixa, no Setor de Autarquias Sul, e começa pela manhã, às 9h, com o Pintinho de Brasília, versão infantil do bloco com banda especial para a criançada . À tarde, a partir das 15h, o cortejo do Galinho reúne músicos, passistas e foliões em um grande baile a céu aberto.

Trio elétrico, instrumentos de sopro, passistas e orquestra garantem o clima de folia. Entre as atrações que não podem faltar estão os passistas de frevo, o tradicional Trenzinho da Alegria com personagens e os bonecos gigantes, que ajudam a colorir o desfile e encantam foliões de todas as idades.

O cortejo conta ainda com a Orquestra do Galinho, sob a regência do maestro Fabiano Medeiros, da Orquestra Popular Marafreboi. Os músicos vêm, em sua maioria, de importantes polos de execução do frevo no país, preservando a tradição e a autenticidade do gênero. Afinal, para que o frevo seja executado em sua essência, não basta ler a partitura: é preciso sentir o ritmo pulsando no sangue.

Para o presidente do Galinho de Brasília, Romildo de Carvalho Junior, o tema deste ano reforça o espírito festivo e popular do bloco.  “O Galinho é tradição no Carnaval de Brasília há mais de três décadas. Em 2026, a gente une o frevo à paixão nacional pelo futebol para convidar o público a celebrar com alegria, esperança e muito ritmo. É o Galinho frevando rumo ao hexa, como sempre fez: levando cultura, música e diversão para todas as idades”, afirma.

Pintinho de Brasília: a folia dos pequenos

Pensado especialmente para o público infantil, o Pintinho de Brasília abre a programação no sábado, das 9h às 12h, com o tema “Fazendo golaço e trazendo alegria”.

O espaço reúne crianças, famílias e educadores em uma manhã de muita música, brincadeiras e frevo, com a participação da Orquestra do Galinho e da banda infantil Cantaqui Cantacolá. A proposta é apresentar o carnaval de forma lúdica, segura e inclusiva, estimulando o contato das crianças com a cultura popular desde cedo.

Democrático e acolhedor, o bloco recebe foliões de todas as idades para celebrar a alegria do carnaval em um ambiente familiar e cheio de cores.

Todo o evento conta com ações de acessibilidade para garantir a inclusão de todos: espaço PCD, banheiros adaptados, abafadores de som e intérpretes de libras disponíveis durante o Pintinho e o Galinho. O projeto é realizado em parceria com a Rosa dos Ventos e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.


Serviço

Galinho de Brasília 2026
Tema: Galinho frevando rumo ao Hexa

Data: segunda, 16 de fevereiro

Local: concentração no estacionamento da Matriz da Caixa
Setor de Autarquias Sul (SAS) quadras 03/04

Pintinho de Brasília – Fazendo golaço e trazendo alegria –  9h às 13h
Galinho de Brasília – “Galinho frevando rumo ao Hexa” – 15h às 22h

Classificação indicativa: livre
Acesso gratuito

Postagens relacionadas

Deixe um comentário