- Entrevista ao vivo com o ministro do Esporte também abordará recordes do Bolsa Atleta, o programa TEAtivo e a Lei de Incentivo ao Esporte
| O programa Arenas Brasil e a Copa do Mundo Feminina de 2027 são alguns dos assuntos do programa, assim como o reajuste e os recordes do Bolsa Atleta, as ações de inclusão do TEAtivo e a agora permanente Lei de Incentivo ao Esporte. Foto: Divulgação |
O ministro do Esporte, André Fufuca, é o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” nesta quarta-feira, 11 de fevereiro. Durante a entrevista, a partir das 8h, ele detalhará a expansão do programa Arenas Brasil e os preparativos para a Copa do Mundo Feminina de 2027. O ministro também abordará o reajuste e os recordes do Bolsa Atleta, as ações de inclusão do programa TEAtivo e a sanção que tornou permanente a Lei de Incentivo ao Esporte.
ARENAS BRASIL — A implantação das Arenas Brasil amplia a oferta de equipamentos esportivos públicos e fortalece o esporte como vetor de desenvolvimento social. O ministro destacará no programa o avanço da política que integra o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC, com a meta de alcançar 500 municípios até o final de 2026.
Na seleção de 2025, 260 municípios foram habilitados, totalizando um investimento aproximado de R$ 390 milhões nesta fase. As unidades seguem um projeto padrão que inclui campo de futebol society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parque infantil e iluminação de LED. Até o momento, 12 arenas já foram entregues à população.
COPA DO MUNDO FEMININA — A entrevista abordará ainda a preparação para o Mundial que o Brasil sediará pela primeira vez em 2027. O torneio será disputado em oito cidades brasileiras e visa impulsionar o turismo e a economia local, além de deixar um legado permanente para o futebol feminino, ampliando o acesso de meninas e mulheres ao esporte.
Para coordenar ações de segurança e mobilidade durante o evento, o governo instituiu o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027 (CGCOPA) e a Secretaria Extraordinária, em parceria com a FIFA. Também será discutida a Medida Provisória nº 1.335, assinada para proteger a propriedade intelectual do evento e coibir o marketing de emboscada, quando outras marcas tentam se aproveitar ou apropriar indevidamente do evento.
BOLSA ATLETA — André Fufuca apresentará ainda os números do Bolsa Atleta, programa que completou 20 anos e teve um reajuste de 10,86% nos valores. Atualmente, mais de dez mil atletas recebem o auxílio, e a lista definitiva dos contemplados pelo edital de 2026 deve ser anunciada até o final de abril. O programa contempla esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas em diferentes categorias, do estudantil ao pódio, valorizando a trajetória de cada atleta.
TEATIVO — Outro tema de destaque será o Programa TEAtivo, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do esporte. Realizado em parceria com a Apae Brasil, o programa já atende 1.200 famílias na região Norte e 1.840 estudantes no Nordeste. As atividades adaptadas contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e a socialização dos participantes.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE — O ministro também comentará a transformação da Lei de Incentivo ao Esporte em uma política pública contínua, sem prazo de encerramento, após a sanção da Lei Complementar nº 222/2025. A mudança traz segurança para o planejamento de longo prazo de projetos esportivos no Brasil, e prevê o aumento da dedução para empresas de 2% para 3% do Imposto de Renda a partir de 2028.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.
PARTICIPE — Emissoras e jornalistas de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República