Após 25 anos de fundação, bairro Unimorar é um dos desafios de Valparaíso: melhorias ainda precisam chegar

by Amarildo Castro
  • Local, que fica em frente ao bairro Marajó, tem cerca de 100 famílias e expectativas pelas melhorias ainda precisam sair do papel

POR AMARILDO CASTRO

Um local carente de todo tipo de melhorias desde a sua fundação, há 25 anos. Estamos falando do bairro Unimorar, em Valparaíso de Goiás. Localizado atrás do bairro Marajó, o local foi inaugurado há 25 anos, com 492 lotes residenciais e 15 comerciais. Mas por estar em uma região onde está instalado também o presídio Sucupira, não houve uma grande procura pelo local, e que se propôs a morar na região, desde então enfrenta vários problemas com a falta de infraestrutura, que nunca foi atendida por nenhum prefeito ou governador, ou qualquer político.

Com estrada precária na entrada do bairro, lama (ou poeira em dias de chuva), pedras e outros problemas afastam até entregadores, que cobram taxa ‘extra’ para entrar no local

Mesmo assim, o presidente da Cooperativa de Habitação Unimorar, que administra ‘os problemas’ do local, Moisés Alves da Silva, não desiste. Ele explica que o bairro nunca recebeu praticamente nenhuma melhoria do Poder Público, mas nem por isso os moradores desistem.

O presidente da Cooperativa de Habitação Unimorar, Moisés Alves (Na foto abaixo (D): “A gente sabe dos desafios, mas a comunidade não pode esperar a vida toda”

A deputada Dra Zeli, que visitou o bairro em maio de 2025 e garantiu uma emenda de R$ 1 milhão para o asfalto: “Antes, preciso que o vice-prefeito Waguinho resolva a questão das águas pluviais”, disse ao Blog do Amarildo

“A gente precisa do asfalto completo no bairro, com pelo menos um ou dois equipamentos públicos, o que não temos, e também águas pluviais, o que é necessário antes do asfalto. Ele explica que em 2025 as esperanças foram renovadas com a promessa de um emenda parlamentar da deputada Dra Zeli, que disse ao Blog do Amarildo ser necessário antes a obra para captação das águas pluviais; que por sua vez teria sido prometido, essa obra, pelo vice-prefeito Waguinho, atual secretário de Infraestrutrua.

Assim, desde que se resolva a questão das águas pluviais, a emenda será destinada até o meio do ano.

Uma das ruas do bairro, perto do presídio Sucupira: em dias de chuva, trânsito é quase impossível

Outra promessa é da deputada Bia Lima, que garantiu que também vai destinar R$ 500 mil para o bairro para complementar o asfalto.

Em relação ao projeto de águas pluviais, que seria uma promessa do vice-prefeito Waguinho, o próprio vice-prefeito afirmou à reportagem que não se trata de uma ‘promessa, ‘mas sim um busca de resolver a situação. “Estamos fazendo um projeto para captação de águas pluviais, que vai custar bem mais caro do que o asfalto, então, após ficar pronto, precisaremos de emendas parlamentares para executá-lo, que pode custar o dobro do valor do asfalto, então vamos precisar dos deputados ou senadores para resolver a questão, a prefeitura em si não tem esse recurso”, concluiu.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário