Relacionamentos discretos ganham força entre jovens, que se aproximam da hipergamia

by Amarildo Castro
Não expor o relacionamento nas redes sociais pode ter virado tendência entre a Geração Z

Foto: Freepik
Uma nova tendência comportamental entre as mulheres da Geração Z ganhou destaque recentemente: a escolha consciente de não expor parceiros amorosos nas redes sociais. Apesar de já terem nascido conectadas, elas afirmam que preferem preservar a intimidade e não transformar seus relacionamentos em espetáculo online, indo totalmente na contramão do que é proposto hoje, em que cada vez mais as pessoas expõem suas vidas nas redes.

Especialistas em comportamento explicam que essa prática não se trata apenas de “esconder um namorado” por vergonha, mas de redefinir o lugar dos relacionamentos no espaço digital. Para muitas, relacionamentos públicos demais implicam em pressão social, risco de julgamentos ou até medo de que exposições online interfiram na dinâmica privada da relação.

Geração Z e a Hipergamia
Dados comportamentais também mostram que jovens mulheres, entre 18 e 29 anos, têm valores e prioridades diferenciados quando se trata de relacionamentos. Uma pesquisa realizada pelo MeuPatrocínio, em parceria com o Instituto QualiBest, aponta que 30% delas, quando questionadas sobre interesse em novos tipos de relacionamento, revelaram que gostariam de experimentar a hipergamia.

Caio Bittencourt, especialista em comportamento afetivo e relacionamentos do MeuPatrocínio, explica que “essa geração tem mais consciência e preocupação com a saúde mental e também com a responsabilidade emocional, optando por um modelo de relacionamento mais prático e descomplicado, como a hipergamia, ou estilo de vida Sugar, por ser uma escolha que valoriza a leveza”.

A mesma pesquisa ressalta a importância que a Geração Z dá à gentileza nos relacionamentos afetivos: 44% das pessoas destacam que “ser gentil” é a principal característica buscada em um parceiro ou parceira.

Movimento tenta preservar a saúde mental
O movimento também funciona como uma estratégia de preservação da saúde mental, reduzindo a ansiedade social e evitando julgamentos indesejados. “Quando algo é postado na internet, principalmente voluntariamente, muitas pessoas inconvenientes acreditam que aquela informação está disponível para ser julgada e criticada”, observa a terapeuta de casaisRenata Alex.

Uma pesquisa de 2023 publicada no Online Journal of Communication and Media Technologies (OJCMT) associou a exposição frequente do relacionamento a níveis mais baixos de satisfação geral. Essa tendência de não expor publicamente o parceiro nas redes sociais vêm de uma geração que procura equilibrar autonomia pessoal, vínculo emocional e redefinição de padrões. Em vez de enxergar o relacionamento como um produto a ser exibido, muitas mulheres estão optando por vivê-lo de maneira mais privada e estratégica. 

Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio.com

Postagens relacionadas

Deixe um comentário