TAGUATINGA – Turma do Tonzinho encerra com sucesso mais um projeto para creches públicas no DF

by Amarildo Castro
  • Última apresentação de um ciclo de seis apresentações foi realizado na Creche Beija-Flor, em Taguatinga Norte na última sexta-feira, dia 6 de março

POR AMARILDO CASTRO

Como vem ocorrendo desde dezembro de 2025, as apresentações da Turma do Tonzinho nas creches públicas do Distrito Federal, com destaque para Ceilândia e Taguatinga, mais uma vez foi um grande sucesso. Dessa vez, Tonzinho e sua equipe estiveram na Creche Beija-Flor, em Taguatinga Norte para levar às crianças da instituição, alegria, entretenimento, mas sobretudo, educação temática de forma lúdica e criativa, em ação realizada na última sexta-feira, dia 6 de março.

A Patrulha Canina, que integra a Turma do Tonzinho: trabalho modelo na Educação do DF

Na atual versão, em projeto que se encerrou neste mês de março, as apresentações da Turma do Tonzinho, é um trabalho que tem à frente o Instituto Mamãe Taguá, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e também da Câmara Legislativa, por meio do deputado Ricardo Vale.

Da esquerda para a direita: Tonzinho, a representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Jaqueline Aguieiro e Paulo Henrique, que apoia na organização do evento

O evento ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 4 de março no período vespertino, com público presente de alunos entre 1 a 4 anos.

Para Jaqueline Agueiro, já é hora de pensar no próximo projeto: “Agrega muito a essas crianças, e os organizadores estão de parabéns”, disse.

De acordo com a diretora da creche Thauane Barbosa a apresentação da Turma do Tonzinho acrescenta muito às crianças: “No nosso caso, que temos 223 alunos matriculados, é importante esse complemento na educação dessas crianças, pois além de um projeto interativo, ajuda as crianças a compreender temas que trabalhamos aqui, como o racismo, educação no trânsito e higiene”, comentou.

A diretora da Creche Beija-Flor, Thauane Barbosa, com Jaqueline, da Secretaria de Cultura Criativa: trabalho em conjunto

Na prática, o projeto A Turma do Tonzinho levou à escola, a sua tradicional apresentação encabeçada pelo músico Tom Ribeiro, que é acompanhado por uma banda musical, com a proposta de agregar aos alunos uma espécie de aprendizado lúdico por meio da música e bonecos interativos.

“Esse é um projeto onde apresentamos músicas autoriais, mas seguindo as diretrizes da Lei da Educação, para que tudo seja apresentado sem distorções, apenas com o objetivo de agregar mais à aprendizagem, e nesse contexto, falamos de racismo, valores familiares e dicadas de educação o trânsito.

Segunda a coordenadora da escola, Verônica Silveira, a importância do projeto A Turma do Tonzinho mostra que quanto mais o governo investir na Educação, especialmente para as crianças, o aprendizado se fortalece. “É muito importante ver essas crianças assistindo a uma apresentação como essa, que traz um recado importante para eles em relação aos valores familiares, educação no trânsito e dicas para evitar o racismo, agrega muito para todos nós”, comentou.

Na atual versão, o projeto A Turma do Tonzinho traz ainda dois intérpretes de libras, para que todos os alunos, independente da condição, possam acompanhar e entender bem as apresentações. Além disso, há também três bonecos gigantes entitulados ‘Patrulha Canina’, que colabora com o lado lúdico e de entretenimento nas apresentações.

As apresentações da Turma do Tonzinho nas escolas públicas do DF é uma ação do Instituto Mamãe Taguá, e tem como parceiros, pessoas como o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, Paulo Henrique Nadiceo, entre outros apoiadores. Destaque ainda para o deputado Ricardo Vale, que enviou uma emenda para que o projeto fosse realizado.

Projeto Turma do Tonzinho

O projeto Turma do Tonzinho, encabeçado pelo próprio Tom, que criou o projeto há dois anos, e tem como base apresentações para alunos das creches, busca, de forma lúdica agregar ensinamentos de comportamento, cultura e também um pouco de lazer.

GALERIA DE FOTOS

Postagens relacionadas

Deixe um comentário