- Responsável pelo evento de corrida de rua Inclusão a Toda Prova – DF 2026, que será realizada em 29 de novembro, em Brasília, o Instituto mantém durante todo o ano projetos de esporte, cultura e inclusão para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social
Conhecidas por reunirem milhares de pessoas em torno da inclusão, as corridas promovidas pelo Instituto Olga Kos se tornaram uma das principais vitrines da instituição no país. Em Brasília, a próxima grande mobilização será no dia 29 de novembro, quando a Praça do Buriti recebe a Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova – DF 2026. Mas o evento que leva às ruas pessoas com e sem deficiência é apenas a face mais visível de um trabalho realizado durante todo o ano.
No Distrito Federal, o Instituto Olga Kos desenvolve projetos nas áreas de esporte, cultura e pesquisa voltados principalmente para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. São atividades que utilizam diferentes linguagens e modalidades como instrumentos para estimular autonomia, desenvolvimento físico e motor, convivência, socialização e participação na sociedade.
Na área esportiva, a atuação inclui modalidades como karatê, judô, taekwondo, futebol e capoeira, desenvolvidas em parceria com instituições que atendem diferentes públicos no Distrito Federal. Mais do que ensinar técnicas esportivas, as oficinas trabalham valores como disciplina, respeito, cooperação e autonomia, criando espaços em que pessoas com e sem deficiência podem aprender e se desenvolver juntas.
A cultura também ocupa papel importante nesse trabalho. Projetos envolvendo danças populares brasileiras, música, dança, teatro e outras manifestações artísticas ampliam as possibilidades de expressão e convivência dos participantes. As atividades são desenvolvidas ao longo de vários meses e, em muitos casos, terminam com apresentações e produções que permitem aos alunos compartilhar com familiares e com a comunidade o aprendizado construído durante as oficinas.
É justamente essa atuação permanente que encontra nas corridas um momento de grande visibilidade. Ao levar milhares de pessoas para as ruas, o Instituto amplia a discussão sobre inclusão para além dos participantes diretamente atendidos pelos projetos e convida toda a sociedade a fazer parte da causa.
Para o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, a presença de pessoas com e sem deficiência nos mesmos espaços contribui para transformar a forma como a sociedade compreende a inclusão. “A corrida de rua é um espaço democrático, onde pessoas com e sem deficiência dividem o mesmo percurso, lado a lado. Essa convivência no esporte ajuda a quebrar preconceitos e mostra, na prática, que a inclusão é possível e necessária”, destaca.
A próxima oportunidade para vivenciar essa proposta será a Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova – DF 2026, marcada para 29 de novembro, domingo, a partir das 7h, na Praça do Buriti. Realizada às vésperas do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a prova reunirá corredores profissionais e amadores, caminhantes, famílias e pessoas com e sem deficiência em uma grande mobilização pela inclusão.
Com patrocínio master da Shell Brasil e organização do Instituto Olga Kos DF, a corrida chega à segunda edição anual em Brasília em 2026. As inscrições estão abertas. Pessoas com deficiência têm direito a 50% de desconto, mediante envio de documento de identidade e laudo comprobatório para corrida@olgadf.org.br. Após a análise da documentação, a organização encaminhará um cupom para a conclusão da inscrição.
Sobre o Instituto Olga Kos DF
É uma instituição sem fins lucrativos e referência na inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, que está norteando a elaboração de políticas públicas e ampliando práticas inclusivas através de projetos nas áreas de esporte, artes e de pesquisas. O objetivo é levar adiante o objetivo de tornar o país mais inclusivo por meio de oportunidades que quebram barreiras sociais. Os projetos desenvolvidos são aprovados em leis de incentivo fiscal e atendem crianças, jovens, adultos e idosos. Mais informações: www.olgadf.org.br.
Sobre a Shell Brasil
Desde 1913 no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Serviço
Inclusão a Toda Prova – DF 2026
Data: 29 de novembro de 2026 (domingo)
Horário: a partir das 7h
Local: Praça do Buriti – Brasília (DF)
Inscrições: https://site.ticketsports.com.br/Inscricao/categoria.aspx?__idEvento=86297
Assessoria de Imprensa – Etcetera Comunicação