- Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz Ao Contemporâneo chega a Brasília com Programação Gratuita no CCBB
- Evento, que será realizado em quatro dias consecutivos, irá reunir diferentes gerações de artistas para celebrar a diversidade das violas brasileiras
Brasília recebe, de 10 a 13 de setembro, a Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo, iniciativa que reúne diferentes gerações de artistas para celebrar a riqueza, a diversidade e a permanência das violas na cultura musical brasileira. Com programação gratuita no CCBB Brasília, a mostra promove um encontro entre tradição e contemporaneidade por meio de apresentações musicais e seminários.
Idealizada pelo produtor cultural e coordenador do Projeto Violas Brasileiras, Júlio José, com direção artística do violeiro, compositor e pesquisador Ivan Vilela, a iniciativa apresenta diferentes expressões da viola em diversas regiões do país. Com isso, a proposta evidencia a diversidade de sonoridades, tradições, afinações, repertórios e formas de tocar que compõem a grande família das violas brasileiras, aproximando diferentes gerações de artistas, mestres, pesquisadores, intérpretes e novos talentos.
Ressaltando que o universo da viola brasileira é formado por diferentes tradições e linguagens, a programação em Brasília começa na quinta-feira (10) com apresentações de Moreira Acopiara com os Repentistas, às 18h, e Bob Vieira, às 21h. Na sexta-feira (11), o público poderá assistir aos shows de Bilora, às 19h, e Cássio Nobre e Mestre Aurino, às 21h.
O sábado (12) concentra uma programação especial, começando às 13h com a Oficina de Afinações com Bob Vieira, seguida, às 15h, pelo show da Orquestra Roda de Viola com Dayane dos Reis. Às 16h30, será a vez de Diego Britto e Kauan Alves do Quilombo do Carrapato part Ruiter na percussão; às 18h, do Grupo Victor Batista e Galba; às 19h30, de Levi Ramiro; e, às 21h, de Carol Carneiro.
No domingo (13), último dia da Mostra, a programação começa às 19h30, com Volmi Batista. Já o encerramento, previsto para iniciar às 21h, ficará por conta de Miltinho Edilberto e Duda.

“A programação brasiliense amplia o diálogo proposto pela mostra entre diferentes territórios, gerações e formas de expressão da viola brasileira. Ao reunir apresentações musicais e uma atividade de formação, o evento oferece ao público não apenas a oportunidade de ouvir diferentes artistas, mas também de conhecer aspectos relacionados ao universo do instrumento e à diversidade de suas práticas”, afirma o produtor cultural Júlio José.
A passagem pelo CCBB Brasília integra a circulação da Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo, que apresenta ao público diferentes artistas, repertórios e formas de tocar, aproximando a tradição da produção musical contemporânea.
Programação
10/09 (Quinta-feira)
18h: Moreira Acopiara com Repentistas — Show
Moreira de Acopiara é o nome artístico de Manoel Moreira Júnior, nascido em 1961, no município de Acopiara. Poeta fecundo, estudioso das coisas do interior do Brasil e apaixonado pelo Nordeste brasileiro, desenvolve importante trabalho voltado para a cultura popular, notadamente a literatura de cordel.
21h: Bob Vieira — Show
Bob Vieira é violeiro, compositor e intérprete de Itapetininga (SP), com mais de quatro décadas dedicadas à música de raiz brasileira e à expansão contemporânea da viola caipira. Iniciou sua trajetória musical aos 20 anos, em contato direto com mestres da tradição caipira do interior paulista, experiência que moldou sua identidade artística e o consolidou como um dos principais nomes da viola no estado de São Paulo.
11/09 (Sexta-feira)
19h: Bilora — Show
Nome artístico de Valmir Ribeiro de Carvalho, Bilora atua como Músico desde 1990 quando começou a participar de Festivais da Canção na região do Vale do Mucuri, tornando-se um dos compositores mais premiados em Festivais da Canção pelo Brasil. Além de um pesquisador da cultura popular, ligado aos movimentos do universo da Viola Caipira mineira e brasileira, é um dos criadores da ANVB (Associação Nacional dos Violeiros do Brasil) onde atuou como presidente, organizando e participando de Seminários e Encontros de Viola Caipira em Minas, São Paulo e Brasília.
21h: Cássio Nobre e Mestre Aurino — Show
Cassio Nobre é maranhense radicado na Bahia desde 1987. Músico, compositor e
produtor musical e audiovisual desde a década de 1990, atuou na produção e direção musical de mais de 20 álbuns, incluindo os premiados álbuns Viola de Arame, Samba Chula de São Braz (Prêmio Pixinguinha), Samba de Nicinha (Petrobrás Cultural) e Mestre Aurino da Viola (Natura Musical). Já o Mestre Aurino da Viola nasceu em Teodoro Sampaio, Recôncavo Baiano. Cantador de chula e violeiro, herdou da família a arte da viola machete, instrumento raro cujo
construtor era seu tio Clarindo da Viola. Em 2022-2023 lançou o álbum duplo “Mestre Aurino de Maracangalha e sua viola” (Natura Musical), gravado em comunidades rurais do Recôncavo com os últimos detentores dos saberes da viola machete e do samba chula.
12/09 (Sábado)
13h: Oficina de Afinações com Bob Vieira
15h: Orquestra Roda de Viola com Dayane dos Reis — Show
Fundada em 2011 pelo violeiro Fábio Miranda e dirigida pelo violeiro Pedro Vaz desde 2014, a Orquestra Roda de Viola é um grupo brasiliense formado por violeiros e violeiras, amigos e amantes da música e da viola caipira que juntos se propõem a executar clássicos do cancioneiro caipira com arranjos autorais e instrumentais. A apresentação também contará com a participação da cantora, compositora e violeira nascida em Minas Gerais, Dayane dos Reis.
16h30: Diego Britto e Kauan Alves do Quilombo do Carrapato part Ruiter na percussão — Show
18h: Grupo Victor Batista e Galba — Show
Victor Batista é cantor, compositor, violeiro, pesquisador da cultura popular, produtor cultural, produtor musical, arte educador e contador de histórias. Nascido em Belo Horizonte, ao longo da carreira Victor Batista produziu e participou de vários projetos culturais pelo Brasil e exterior, lançando diversos álbuns e trabalhos autorais que destacam sua pesquisa e interpretação da música brasileira. Atualmente, em seu trabalho solo apresenta um espetáculo intimista de voz e viola caipira, transitando por diversas vertentes da música brasileira, com releituras de clássicos da MPB e canções autorais. Já Antônio João Galba é multi-instrumentista autodidata, compõe, canta e toca por intuição vários instrumentos, tais como a viola caipira, violão, violino, rabeca, bandolim, entre outros. Nascido em Guarda-Mor, cidade situada no noroeste mineiro, Galba gravou em 2012 o disco “Caçador de Lua”, seu primeiro CD solo que conta com composições próprias e de seu amigo Luiz Salgado.
19h30: Levi Ramiro — Show
Natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, o violeiro e artesão é conhecido por tocar em instrumentos que ele próprio constrói, como as violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e elementos que formam nossa música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e simplicidade da vida interiorana.
21h: Carol Carneiro — Show
A brasiliense Carol Carneiro é violeira, cantora e compositora com mais de 20 anos de estrada musical. Tem dois álbuns gravados, ambos trazendo a presença dos ritmos folclóricos, tradicionais do Brasil e de fronteira. Seu trabalho de pesquisa com a música brasileira reverberou no convite da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2021 para representar a Região Centro Oeste do Brasil da figura da Cantadeira Violeira. Também faz parte do coletivo “Violeiras do Brasil”, que prestigia e fortalece o movimento das mulheres cantoras e violeiras de todo país.
13/09 (Domingo)
19h30: Volmi Batista — Show
Idealizador dos projetos “Núcleo de ensinamento da Viola”, que incentiva o ensino educacional para crianças sobre a música e sobre a viola caipira, e “Viola Em Canto de Mulher”, exclusivo para mulheres Violeiras, Volmi Batista promove a ascensão e difusão das culturas afrodescendentes, indígenas e europeias enquanto manifestações tradicionais. Também luta pela inserção, empoderamento e valorização das mulheres na concepção artística e na produção cultural de seus projetos, assim como a valorização do conceito Caipira enquanto identidade que expressa originalidade, autenticidade, brasilidade e estilo de vida.
21h: Miltinho Edilberto e Duda — Show
Miltinho Edilberto é músico, produtor e compositor premiado em mais de 30 Festivais. Se apresentando com frequência no premiadíssimo “Sr Brasil”, com Rolando Boldrin, e “Viola, minha viola” com Inezita Barroso, Edilberto é considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil. Passando por Oficinas e apresentações sobre Folclore Brasileiro, Miltinho vem preservando nossas raízes com pesquisa e criatividade após levar a Viola brasileira a 7 países da Europa (Alemanha, Espanha, França,Holanda, Inglaterra, Suíça e Portugal). Já Duda Stéfano é cantora, compositora e triangulista de São Carlos (SP), com trajetória dedicada ao forró pé de serra e à valorização da cultura nordestina. Artista do Sudeste, constrói sua identidade musical a partir do encontro entre suas raízes caipiras e a tradição do forró, unindo voz, triângulo e interpretação marcante.
Sobre o CCBB Brasília
Obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) foi inaugurado no dia 12 de outubro de 2000 com o intuito de reunir, no mesmo espaço, diferentes formas de manifestações artísticas que englobam música, artes cênicas, artes visuais, entre outras.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília está sediado no Edifício Tancredo Neves e dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, salas de cinema, salas de teatro e jardins que possibilitam a realização de exposições, shows, espetáculos, exibições de filmes e demais performances artísticas.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – de quinta a domingo:
Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30
Fotos de divulgação
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Aus5huwJBc8eX_bGX4CjImgic4SYqu8G
SERVIÇO
Mostra Violas Brasileiras: Da Raiz ao Contemporâneo
Data: 10 a 13 de setembro de 2026
Local: CCBB Brasília (Setor de Clubes Especial Sul Trecho 2 – Plano Piloto)
Ingressos: Entrada gratuita. Ingressos retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Classificação indicativa: Livre
Informações: fone: (61) 3108-7600 | e-mail: ccbbdf@bb.com.br | site/ bb.com.br/cultura | Instagram/ @ccbbbrasilia | Tiktok/@ccbbcultura | YouTube/ Bancodobrasil