Loba do portal de entrada do Guará ganha ‘filhotes’ e 72 mulheres são homenageadas 

by Amarildo Castro

Evento de inauguração foi realizado na última sexta-feira, dia 3 e contou com a presença do administrador local, Arthur Nogueira, além das homenageadas e várias lideranças locais

O Guará continua em festa com a chegada de um novo monumento na entrada da cidade, que foi instalado com a presença de uma escultura de uma loba, e que na última sexta-feira, dia 3, ganhou dois ‘filhotinhos’. Além disso, a Confraria Guará Diversão e Arte e o Festival Kombinando Cultura e Ideias, que estão à frente da construção do novo monumento, ao lado da Administração do Guará, homenagearam 72 mulheres da cidade.

Ao todo, 72 mulheres receberam homenagens, com a chegada do novo monumento

O trabalho contou com uma emenda parlamentar indicada pelo agora deputado Gabriel Magno (PT), então chefe de gabinete da deputada  federal Arlete Sampaio (PT), assim o projeto foi viabilizado.

Em uma linda tarde, na entrada da cidade, mais de 60 mulheres foram homenageadas presencilmente, muitas delas emocianadas por depois de tantos anos , foram lembradas pela dedicação com a cidade. A abertura ficou por conta do saxofonista Rhuan Borges, depois os dançarinos Paulo Bopety e Loyane Mayara, seu Juca e dona Inaí, e encerrando as atrações a poetisa Jirlene Pascoal. 

Local foi também revitalizado

Participaram do evento, o administrador regional Arthur Nogueira, a deputada federal Érika Kokay e representantes do GDF, do gabinete dos deputados Gabriel Magno e Gilvan Máximo (PL), da deputada Dayse Amarilo (PSB)). 

A deputada Erika Kokay, que colaborou com uma emenda parlamentar para que a obra fosse erguida

As homenagens deram início com o plantio de ipês, feitos pela pioneira Maria do Amparo.

O segundo ato foi a inauguração da pedra, com a pioneira Dorilea Lustosa, a seguir veio a revelação do casal de lobinhos, com a futura geração de lobas e lobos, representados por Maria Liz e Merlim .

Logo depois as 4 gerações de lobas formada pela pioneira matriarca, Rita Ferreira, sua filha Eliane, sua neta Luísa e sua bisneta Olívia, nascidas e criadas na cidade. 

Logo depois a entrega de mais de 50 certificados para as lobas. 

O projeto e concepção do monumento é do ativista e assessor parlamentar Miguel Alves, que também fez o paisagismo do local, a obra de arte é do artista Zakeu Vitor, a customização das letras do artista plástico Julimar Santos.  

“A ideia desse espaço é criar um ponto turístico e intagramável e acima de tudo um cantinho dedicado às lobas Guaraenses, vamos colocar bastante árvores floridas e jardins, como também outros elementos para fotos”, afirmou Miguel.

O novo point de fotos no Guará está sendo bastante visitado, sendo comum as visitas ao local, tanto por moradores, quanto por visitantes.

Maria do Amparo e Simone Vaz: homenageadas e colaboração com mudas de Ipê

Postagens relacionadas

Deixe um comentário