- Executivo local protocola na Câmara Municipal documento que caso aprovado em plenário garante aumento de 5,93% a todos os servidores da prefeitura
POR AMARILDO CASTRO
Depois de expectativas, chegou a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás entregou ao Legislativo loca o chamado PL da Data-base. O documento foi protologado na Casa na última quinta-feira, dia 13 e lido em plenário nesta manhã de sexta-feira, 14.
Na prática, o documento corrige o INPC em 5,93% para todos os servidores do município, sendo retroativo ao mês de janeiro. Assim, os trabalhadores devem receber os ‘atrasados’ ainda neste mês de abril. Mas antes, o documento precisa ser aprovado na Câmara.
“A gente fez o melhor que pôde porque tudo envolve estudos econômicos, previsões de orçamento e um cuidado para não extrapolar as despesas da prefeitura”, disse o secretário de Governo, Dr. Roberto Martins, que esteve no plenário da Câmara nesta sexta-feira para acompanhar a leitura do documento.
O secretário explicou que nas próximas semanas o Executivo entregará outro PL ao Legislativo para tratar do piso salarial dos servidores, porque existe muitas diferenças salariais, e assim, fica mais fácil corrigir a defasagem em PL diferente.

Sindicato quer aumento maior
Apesar de atender em parte às reinvindicações dos servidores, o PL da Data-base não chegou ao percentual pedido pela categoria por meio do Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás (SINDSEPEM/VAL). Marcilon Duarte, disse que o documento chegou atrasado ao Legislativo, e que o pedido do sindicato é de 10% de aumento para a categoria. Além disso, ele afirmou que o PL para tratar do tema deveria contemplar em um só documento a data-base e o piso e que esse PL deveria ter sido encaminhado à Câmara em janeiro último.
Nesta sexta-feira, dia 14, não houve qualquer mobilização por parte dos servidores do município na Câmara com a chegada do PL da Data-Base. Será que vai ser aprovado sem polêmica? O próximo capítulo é na semana que vem, após análise do projeto nas comissões do Legislativo.