Ibaneis visita terreno do futuro Hospital Clínico Ortopédico do Guará e garante licitação

by Amarildo Castro
  • Com investimento de R$ 204 milhões, unidade terá 160 leitos e contará com energia fotovoltaica e reaproveitamento de água. Prioridade será ortopedia, mas terá também clínica geral

Da Agência Brasília, com Redação Blog do Amarildo

O Guará vai ganhar o novo Hospital Clínico Ortopédico (HCO). Ele será construído em um terreno de 70 mil m² localizado entre o Parque Ezechias Heringer e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, às margens da Avenida Contorno e a menos de dois quilômetros das duas estações de metrô da cidade. Nesta terça-feira (25), o governador Ibaneis Rocha foi ao local ver de perto o lote e o projeto da unidade.

“O Hospital do Guará vem para atender uma demanda muito forte na área de ortopedia. Será uma estrutura moderna, com selo verde e 160 leitos para atender os pacientes que forem encaminhados para cá, onde serão feitas as cirurgias eletivas da rede pública. É um hospital com modelo semelhante ao que lançamos no Recanto das Emas e que também vamos lançar em São Sebastião”Ibaneis Rocha, governador do DF.

Durante visita da equipe do GDF ao local onde hospital será erguido, várias lideranças do Guará marcaram presença, como os moradores locais, Maria do Amparo, Carla Brant, Carlinhos da 38, além de Vânia Gurgel, do GDF Presente e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio

Durante a visita, além do discurso de Ibaneis Rocha, a secretária Lucilene Florêncio falou ao Blog do Amarildo que enquanto o Hospital Ortopédico do Guará não entra em operação, o governo local não deixará a saúde local abandona. “Vamos fortalecer o programa Estratégia de Saúde da Família para que maioria dos pacientes possam ser atendidos até mesmo antes de chegar a um hospital. Por isso, o GDF quer contratar mais médicos para ampliar esse tipo de atendimento, inclusive aqui no Guará”, disse.

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde do DF diz que governo reforçará Saúde da Família até novo hospital ficar pronto


O hospital terá perfil de assistência em ortopedia, com atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea. Vai contar com 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de UTI adulta.

A unidade também vai dispor de centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório para acolhimento dos pacientes transferidos.
A área principal será dividida em quatro blocos. O primeiro será destinado a ensino e pesquisa; o segundo, para uma área de circulação; o terceiro será o coração do hospital, onde ficarão o ambulatório, os leitos de internação e o centro cirúrgico; enquanto o quarto bloco abrigará as estruturas de água, energia e esgoto. Ele terá também auditório, anfiteatro e uma capela, além de estacionamento para os pacientes e funcionários.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário