MÚSICA – Luthier de Valparaíso se dedica (com amor) a uma profissão artesanal e hoje rara no Brasil

by Amarildo Castro
  • Joaquim Ferreira da Silva, 54, mora e trabalha na avenida central do bairro Jardim Céu Azul, onde conserta e produz instrumentos musicais de forma rude, mas com uma arte que poucos conseguem dominar na atualidade

POR AMARILDO CASTRO

Em dias onde uma enxurrada de músicas sem nenhuma qualidade, onde a eletrônica se sobrepõe à verdadeira arte musical, um grupo de profissionais continua valorizando a arte no que há de mais essencial em seu fundamento. Assim, produzir ou consertar um instrumento é o trabalho do músico Joaquim Ferreira da Silva, morador pioneiro do bairro Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás.

Ele conta que desde jovem toca cavaco, violão e um pouco de guitarra, mas que nos últimos cinco anos, depois de um curso de dois anos, aprendeu a profissão de Luthier, e desde então, se apaixonou e mesmo com muitos desafios para conseguir materiais de qualidade, seu trabalho segue firme, sempre com o amor à arte em primeiro lugar.

Ferreira conta que chegou à cidade há mais de 40 anos, quando o bairro Jardim Céu Azul só tinha ruas de terra, com muita poeira/lama. E assim, sua família se estabeleceu e ele, até hoje, mora no lote que o pai deixou de herança para a família, na Avenida Central.

O violão é uma das especialidades de Joaquim Ferreira

É por ali que hoje o músico confecciona os instrumentos, faz sua arte. “Sou especialista em violão e cavaco, mas sempre aparece um piano ou outro instrumento antigo para consertar, e claro, também faço fabricação, seja com matérias novos ou reciclados de instrumentos antigos”, relata.

O músico conta que sua clientela maior está em Brasília, mas que não é fácil viver da arte. “Tem sido de boca em boca, no momento estou inclusive sem telefone, mas espero em breve comprar um”, relata.

O músico ao lado de um velho piano: “Este vai me dar trabalho muito, mas farei a restauração com prazer”

Por iniciativa própria o Blog do Amarildo pretende arrecadar algum dinheiro para a compra de um aparelho celular para o músico. Se você tem interesse em ajudar, envie uma mensagem para 61-982518999. Na prática, estamos estudando uma forma de ajudar, mas conversando com os próprios leitores, caso tenham interesse. Mas ainda não há um modelo de arrecadação estabelecido e como seria feito.

Joaquim Ferreira produz sua arte na Quadra 136, lotes 2 e 3, em frente à loja Sabor da Roça, Avenida Central do bairro Jardim Céu Azul.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário