- Ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada nesta sexta (2) pelo governador Ibaneis Rocha; investimento do GDF é de cerca de R$ 12 milhões
Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Após mais de 20 anos, os comerciantes da Feira Central de Santa Maria foram atendidos com um pedido feito ao longo de todo esse período: uma nova Feira Central para a cidade. Nesta sexta-feira (2), o governador Ibaneis Rocha autorizou a construção do equipamento público que vai trazer mais conforto, segurança, modernidade e boas condições de trabalho e uso pelos clientes e comerciantes. Para tanto, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 11.936.900 na obra.
Atualmente, a Feira Central de Santa Maria dispõe de 158 boxes, mas apenas 29 estão em pleno funcionamento. A falta de melhores condições na infraestrutura tem afastado o público com o passar dos anos. Para mudar essa história, o chefe do Executivo determinou a construção da nova feira em um lote ao lado do antigo galpão, na QC 01, Conjunto C, Lote 44. Com uma área total de 2.623,50 m², o novo espaço terá módulos edificáveis padrão, atendendo às necessidades básicas dos feirantes de Santa Maria.
“Nós já vínhamos conversando há um bom tempo sobre a nova feira. Discutimos e fizemos um projeto em parceria com a comunidade e com os feirantes”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Para mim, é uma alegria pessoal estar aqui. Comecei minha vida como feirante vendendo verduras no Piauí. Então, eu tenho muito carinho por todos e vou cuidar das feiras do DF com muito amor”, compartilhou o chefe do Executivo.
O novo espaço terá também rotas e banheiros acessíveis, praça de alimentação com lanchonetes e restaurantes, brinquedoteca e vestiários. Ao todo, a feira vai dispor de 102 boxes, incluindo peixaria, açougue e hortifrúti. A obra será tocada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e vai gerar cerca de 200 empregos. A nova estrutura vai beneficiar os 128 mil habitantes da cidade, além de atender moradores de outras regiões do DF.