- Após anos de abandono, monumento Solaris, que foi doado pelo Governo Francês em 1967 passa por reforma completa em trabalho feito pelo GDF, por meio do Renova DF
POR AMARILDO CASTRO
Um dos monumentos mais conhecidos de todo o Distrito Federal, o popular Chifrudo (Solaris), que fica na saída de Valparaíso, em direção a Brasília passa por uma reforma completa. Os trabalhos estão sendo feitos pelo Governo do Distrito Federal, por meio do programa Renova DF. A previsão é que em até 15 dias a reforma seja concluída.
Na prática, o monumento (emblemático no DF) recebe uma revitalização completa em sua estrutura, que é de fibra, pintura nova e um calçamento em volta da estrutura. No entanto, não há expectativa de algo mais completo, como um jardim em sua volta, algo que algumas pessoas sempre sugeriram.

Com 16 metros de altura, e construída em fibra, a estrutura estava toda desgastada pela ação do tempo, dos ventos e de outras intempéries da natureza. A cor padrão azul, estava toda esbranquiçada, e há ferrugem em toda a estrutura. Não foi informada a cor que a estrutura vai receber após a reforma.
O Solaris (Chifrudo) foi doado ao Governo do Brasil em 1967 pelo presidente da França à época, como uma espécie de presente pelas boas relações. Foi instalado na entrada Sul do DF como forma de homenagear os imigrantes que chegavam a Brasília, vindos de todas as partes do país. Algo que ainda acontece até os dias atuais.
A estrutura foi ainda tema de pelo menos 10 reportagens do Blog do Amarildo ao longo dos últimos dez anos, mas enfim, o GDF ouviu ‘as preces’ dos moradores da própria reportagem, que sempre cobrou por essa reforma.
