- Fonte: Guilherme Camargo, coordenador da pós-graduação em Game Business: Jogos como Negócios da ESPM
No dia 29 de agosto comemora-se o Dia do Gamer, uma data que vem gradualmente conquistando maior importância no universo dos videogames. Uma pesquisa feita pela Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM aponta que o público de games no Brasil corresponde a 74,5% da população e, segundo Guilherme Camargo, coordenador da pós-graduação em Game Business: Jogos como Negócios da ESPM, os jogos digitais são uma das principais opções de entretenimento dos brasileiros.
No entanto, além desse público abrangente do universo gamer, o professor da ESPM explica que não existem barreiras de gênero ou sociais como no passado, já que o público feminino se tornou protagonista no mundo dos jogos. “Hoje, as mulheres representam 51% dos jogadores em território brasileiro e, devido a evolução do modelo de negócios, em especial o “freemium”, muitos jogos oferecem experiências sem custo, na principal plataforma de jogo, que é o smartphone.”
A cultura gamer também é criada dentro de casa, por exemplo, por pais que cresceram nos anos 80/90 e levaram esse hábito ao longo do tempo. “Os adultos criaram um laço de comunicação e envolvimento cultural com seus filhos, frequentando eventos, jogando juntos e, claro, se divertindo”, diz o especialista da ESPM.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui quatro unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA