Candidato que no ‘meio do caminho’ passou por uma espécie de prova, trocando seu vice e dando novos rumos à sua campanha, supera Antônio Lima (UB), e vai comandar novamente a cidade a partir de 2025. Isso mesmo, como prefeito interino, ele já está no poder
POR AMARILDO CASTRO
Nenhuma campanha da Região Metropolitana Sul do Distrito Federal foi mais desafiadora do que a do candidato a prefeito pela Cidade Ocidental-GO, Lulinha Viana (PP). Despois de superar o inesperado no meio de sua campanha, tendo que trocar inclusive seu vice, agora ao lado de Rony Gás (UB), Viana foi eleito neste domingo, 6 de outubro novo prefeito da Cidade Ocidental, gestão 2025/2028, com xxxx votossss… E como promessa de trabalho, desde a campanha prometeu investir mais na Saúde da mulher, na Educação, com novas escolas, esporte, segurança (coma mais agentes para a Guarda Municipal), entre outras melhorias para a cidade.
Desafios que o fizeram lembrar de seus tempos na roça
O que parecia ser uma campanha tranquila, bem à frente dos concorrentes, no meio da campanha, eis o inesperado: perdeu um dos principais articuladores do seu nome rumo ao Executivo, o prefeito Fábio Correa e ainda teve que trocar o seu vice. A oposição tentou caminhar espaço com isso, mas humilde e agindo com uma estratégia que surpreendeu a todos, a campanha de Lulinha Viana voltou a crescer, e na reta final a ´última pesquisa feita na cidade sobre intenções de votos já trazia Viana como futuro prefeito da cidade.
Nessa nova fase, como provou sua última carreata, com mais de 2.000 carros, a população abraçou a causa de Viana, e a partir dali, era quase impossível derrotá-lo, mesmo a oposição fazendo de tudo para isso.
Quem é Lulinha Viana
Luiz Gonzaga Viana Filho nasceu em Coroatá, uma pequena localidade no município de Lago da Pedra-MA. Filho de um dedicado casal de agricultores, Sr. Luiz Gonzaga Viana e Sr.. Madalena Alves, cresceu no ambiente rural ao lado de suas sete irmãs (Deusa, Lindalva, Marilene, Marinalva, Luiza e Rosilene), ajudando seu pai nas plantações de mandioca, arroz, feijão, fava e melancia, além de cuidar da criação de gado, cavalo e bode.
Aos 8 anos, a saúde debilitada de seu pai forçou a família a se mudar para a cidade de Barra do Corda, no Maranhão. Infelizmente, seu pai faleceu e sua mãe passou a criar sozinha os oito filhos. Esse período de dificuldades ajudou a moldar a resiliência e a determinação de Lulinha Viana, como passou a ser carinhosamente chamado.
Com 14 anos (1988), aceitou o convite de sua tia Francisca para se mudar para Brasília. Chegando aqui, descobriu que seu destino era, na verdade, Cidade Ocidental, uma localidade diferente da capital do país. Trabalhou no Carrefour e na rua vendendo pão e placas com mensagens poéticas. Depois, atuou como representante comercial, viajando para fazer compras no Paraguai. Casou-se com Adriana Pereira com quem teve seu primeiro filho (em 1994). Mais tarde, iniciou sua carreira empreendedora trabalhando em uma feira no Mané Garrincha e posteriormente foi proprietário de uma banca na Feira dos Importados.
Com o tempo, Lulinha Viana começou a ver melhorias em sua vida, especialmente após se comprometer com Deus, o que trouxe mudanças positivas e pessoas certas para seu caminho. Seu envolvimento na política começou de forma inesperada: durante uma partida de futebol, viu um vereador local não cumprir um compromisso de premiar um campeonato, o que o motivou a entrar na política para honrar compromissos e fazer a diferença. Sem experiência política, se candidatou a vereador e foi eleito como o terceiro mais votado (2008).
Na eleição seguinte, a cinco dias do fim do prazo das convenções, foi convidado para se candidatar à prefeitura. No entanto, dois dias antes de oficializar sua candidatura, enfrentou a tristeza do falecimento de sua mãe e, antes das eleições, perdeu sua irmă caçula (Marinalva). Superar essas perdas foi um grande desafio para ele. Embora tenha perdido a eleição, obteve 46% dos votos válidos, o que foi importante para sua preparação para futuros desafios.
Desde o início de 2017, atua como vice-prefeito ao lado do amigo e prefeito Fábio Correa. Ele também acumulou o cargo de secretário municipal de esportes durante um período. Ao longo desses quase oito anos de gestão, a dupla de gestores entregou cerca de 200 obras e captou mais recursos do que todas as administrações anteriores juntas. Essas conquistas prepararam-no para retomar sua candidatura à prefeitura, agora com uma experiência robusta e um profundo conhecimento das necessidades e oportunidades da cidade.
Atualmente com 51 anos, é pai de três filhos (Willow, Alanna e Davi Luiz), conta com o apoio incondicional de sua noiva Josilene Santos e possui uma sólida rede de amigos. Orgulhoso de sua trajetória política e de seu status de ficha limpa, está comprometido com o avanço da gestão municipal, acreditando que sua experiência e dedicação são essenciais para o progresso da cidade.