Durante o Círio Fluvial, grupo exibe faixa pedindo proteção contra a crise climática;
Confira mais imagens da ação aqui (créditos: João Paulo Guimarães/Greenpeace Brasil)
Na manhã deste sábado (12), em meio às festividades do Círio de Nazaré, em Belém (BA), o grupo de Voluntários do Greenpeace Brasil na região marcou presença no Círio Fluvial. Os participantes fizeram uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, exibindo uma faixa com os dizeres: “Nossa Senhora de Nazaré, protegei toda vida que sofre com a crise climática”.
A ação ocorreu durante a passagem do cortejo com a imagem da Virgem de Nazaré pela Comunidade da Vila da Barca e contou com a parceria da Comissão Solidária da Vila da Barca e o Projeto Barca Literária. O pedido dos ativistas se dá diante do contexto da estiagem severa na região Norte e do aumento das queimadas na Amazônia. O barco com a comitiva presidencial, com a presença do presidente Lula, participou do trajeto e avistou a ação do Greenpeace.
Para Pollyana Bernardes, do Grupo de Voluntários do Greenpeace Belém, a ação pacífica, durante uma das maiores solenidades religiosas do país, representa o cuidado com meio ambiente e um alerta para os impactos da crise climática na vida das pessoas: “É interessante que a gente consiga trazer o debate climático para uma discussão democrática e acessível para a população do Norte. Essa manifestação no Círio de Nazaré carrega não só um princípio religioso, mas muito maior que isso, é algo cultural. Trazer a cultura para mais próximo dessas discussões faz com que as pessoas comecem a se questionar como são afetadas, e o porquê”, completa Bernardes.
Considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, reunindo mais de 2 milhões de pessoas, também reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO 2025, a solenidade do Círio de Nazaré acontece anualmente em Belém. Vale ressaltar que em 2025 a capital do Pará vai receber lideranças mundiais na 30º edição da Conferência Pelo Clima da ONU (COP30) para discutir medidas para frear a crise climática.
“A presença do grupo de voluntários do Greenpeace Belém, nessa importantíssima manifestação religiosa e cultural, acontece um ano antes da principal conferência climática mundial na mesma cidade. O recado dado hoje pelos jovens ativistas é que nosso planeta e que as pessoas que habitam nele precisam de cuidado e que toda proteção, até mesmo divina, é necessária”, afirma Danicley de Aguiar, porta-voz do Greenpeace Brasil.
Sobre o Greenpeace Brasil
O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há mais de 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.