Valparaíso-GO tem ‘explosão’ de crescimento e vira referência em Goiás e no Entorno-DF

by Amarildo Castro

Juntamente com um rápido crescimento, cidade mostra desafios e oportunidades

POR AMARILDO CASTRO (Com colaboração da Acival)

A cidade de Valparaíso de Goiás tem se destacado no entorno do Distrito Federal por seu rápido desenvolvimento e crescimento econômico, impulsionado por sua localização estratégica. O município, margeado por uma rodovia e próximo a Brasília, atrai cada vez mais investimentos e oportunidades de negócio. E com essa ‘pegada’, nos últimos anos, a cidade se tornou a ‘bola da vez’ no Entorno Sul do DF e hoje atrai moradores de todas as regiões do país, com destaque para muitas famílias que trocam o DF por Valparaíso pela oportunidade da compra de bons imóveis ainda bem mais baratos que nas RAs de Brasília.

Cidade já tem dois shoppings e um terceiro em construção

Destaque em Goiás, Valparaíso é o sexto município mais populoso do Estado, de acordo com o novo Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 196.967 habitantes. E esse crescimento pode ser visto na prática na cidade, com a chegada de dezenas de condomínios residenciais e novos comércios em ritmo quase mensal na cidade.

Elson Varejão, segundo da direita para esquerda, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Valparaíso

“É um local por si só já privilegiado pela localização, mas nós aqui da Secretaria de Desenvolvimento Econômicos damos todos os subsídios necessários para atrair investidores no comércio local”, disse recentemente Elson Varejão, secretário da pasta.

Empreendimento residencial no bairro Parque Marajó: subsídios de até 97 mil reais para moradias populares entre as atrações para o crescimento

Bairro Parque Marajó ‘bomba’

Entre os destaques neste ano de 2024, está o bairro Parque Marajó, que até há pouco tempo era um local pacato e com predominância de chácaras. Atualmente, na marginal da GO 577, que liga Valparaíso ao Novo Gama, por ali, vários condomínios residenciais e até um pequeno shopping está sendo construído.

Chegada de grandes atacadistas entre os destaques às margens da BR 040

Novos comércios de grande porte

Valparaíso vem crescendo não somente na área residencial, mas seu comércio, um dos mais pujantes do Entorno-DF chama atenção. Além de dois shoppings já consolidados na cidade, o Shopping Sul e o Brasil Center Shopping, a cidade ganhou recentemente uma unidade do Super Adega Atacadista, o Atacarejo Vem ki Tem e atualmente, o bairro Jardim Oriente se prepara para receber mais um shopping, o Jardim do Ó, que segundo apurou a reportagem, deve ter uma pegada mais popular.

Novo shopping Jardim do Ó, no bairro Jardim Oriente: pegada popular

Localização privilegiada

Segundo Anderson Soares, empresário e presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Valparaíso de Goiás (ACIVAL), Valparaíso é privilegiada por sua posição geográfica e vocação comercial, o que explica a crescente atração de empresas e consumidores. “Temos uma cidade com mais de 10 instituições financeiras, mais de 6 grandes atacadistas, 2 shopping centers e um setor comercial ativo, com mais de 85% das atividades voltadas para serviços. É um crescimento impressionante, mas que exige também maior organização e suporte institucional para ser sustentável”, enfatiza Anderson.

Anderson Soares, da Acival: “Valparaíso tem localização privilegiada e isso ajuda no crescimento”

De acordo com dados recentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDET) e da própria ACIVAL, Valparaíso alcançou um marco histórico em setembro de 2024, tornando-se a cidade que mais abriu novos CNPJs no estado. Hoje, o município conta com mais de 18 mil empresas ativas, refletindo um cenário vibrante, mas que ainda enfrenta o desafio da organização para manter o crescimento de forma ordenada e integrada.

Entre novos e antigos empreendimentos, Valparaíso tem mais de 600 condomínios residenciais

Além do setor comercial, o crescimento habitacional também é marcante em Valparaíso, que já conta com mais de 600 condomínios mistos. Esse aumento populacional exige políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico para incentivar que os moradores consumam localmente, beneficiando o comércio e a economia da cidade como um todo. “Precisamos fazer com que essas pessoas que vivem aqui gastem seu dinheiro em Valparaíso. Esse é um passo fundamental para reter a economia local e reduzir a evasão para Brasília”, afirma Anderson.

Atração para investidores

Anderson conta que a Acival estará disponibilizando para os empresários, bem como para seus colaboradores um convênio com o SESC, IEL, SEST SENAT, Telefonia móvel, Captação de recursos, Certificado Digital, Registro de Marcas e Patentes, UNIMED e Faculdade do Comércio com mais de 10 cursos de graduação e 8 de pós graduação, sendo um atrativo a parte para quem investe em Valparaíso.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário