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Como a tecnologia e o ensino tradicional devem caminhar juntos para a formação de crianças e jovens |
O impacto das ferramentas digitais no ensino é um tema central na transformação da educação. A introdução de tecnologias como plataformas online, inteligência artificial e recursos interativos tem mudado profundamente a forma como professores ensinam e alunos aprendem, trazendo dinamismo, interatividade e personalização para a sala de aula. Com o uso de ferramentas como Google Classroom e Khan Academy, o aprendizado tornou-se mais acessível e flexível, permitindo que os alunos possam estudar de qualquer lugar e no seu próprio ritmo. Essas tecnologias ajudam a promover a autonomia e incentivam o desenvolvimento de habilidades analíticas e de pensamento crítico, fundamentais para o mundo moderno. O ensino agora se adapta melhor às necessidades individuais, oferecendo feedback imediato e conteúdos personalizados que ajudam os alunos a superarem suas dificuldades de forma eficiente. Carolina Sperandio, diretora da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, revela como o ambiente escolar tem sido revolucionado pelo uso das ferramentas digitais. A escola, que há anos integra a tecnologia à educação, continua a inovar e a evoluir para oferecer uma experiência de aprendizado adaptada às necessidades dos alunos, “A tecnologia tem transformado nossa maneira de ensinar. Os alunos se beneficiam de um ensino que não apenas utiliza ferramentas modernas, mas que também os ensina a usá-las de forma ética e responsável”, afirma Carolina. “O uso consciente da tecnologia incentiva a autonomia e o pensamento crítico, isso é essencial para preparar nossos alunos para os desafios da vida adulta”. Desafios e cuidados na implementação A tecnologia educacional continuará a evoluir e o ensino do futuro precisará equilibrar a inovação com o valor das interações humanas e a importância das competências socioemocionais, que não podem ser substituídas por máquinas. Essa transformação apresenta oportunidades e desafios que exigem uma abordagem cuidadosa e integrada em sua implementação. Um dos principais desafios é garantir que professores estejam preparados para utilizar essas tecnologias de maneira eficaz, além de lidar com questões éticas e metodológicas, como o equilíbrio entre atividades digitais e analógicas. Também surgem preocupações com o uso excessivo de telas e o impacto que isso pode ter na saúde mental e socialização dos jovens. Portanto, encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e as abordagens tradicionais de ensino é fundamental para garantir um desenvolvimento educacional holístico. A diretora destaca a necessidade de formar professores para acompanhar a rápida evolução tecnológica. “O aprendizado por meio da tecnologia requer um esforço cognitivo distinto, o que pode ser desafiador para alguns alunos que estão mais acostumados ao uso recreativo das ferramentas digitais. É por isso que o engajamento acadêmico se torna ainda mais importante”, enfatiza. Outro desafio é o desenvolvimento das habilidades cognitivas que ainda são mais bem trabalhadas com atividades analógicas, como o raciocínio lógico e a capacidade de focar em uma única tarefa sem distrações. A escola, deve encarar esses obstáculos com uma abordagem consciente, valorizando tanto o uso responsável da tecnologia quanto a importância das interações humanas, promovendo um ensino que prepara os alunos para os desafios acadêmicos e para a vida. “A tecnologia é parte integrante da nossa rotina, agilizando processos, possibilitando a análise de dados e intervenções pedagógicas, favorecendo a aprendizagem personalizada”, comenta a diretora. “Da mesma forma, nada substitui as interações humanas. A nossa missão é encontrar esse equilíbrio”. Personalização e engajamento A personalização do ensino, facilitada pela tecnologia, é um dos aspectos mais valiosos. Ferramentas como a Plataforma SAS, por exemplo, permitem que os alunos concentrem seus esforços onde mais precisam, impactando diretamente o desempenho. “Os alunos se sentem mais confiantes quando veem progresso em áreas nas quais antes tinham dificuldade. Isso é fundamental para manter a moral alta na reta final dos vestibulares, por exemplo”, explica. Para preparar os alunos do Ensino Médio, especialmente aqueles em fase pré-vestibular, Carolina Sperandio lista cinco exemplos que têm feito a diferença na sua experiência educacional: 1.Plataforma de Educação SAS: Esta ferramenta é especialmente útil por oferecer conteúdo adaptativo e um sistema de avaliações com devolutivas individualizadas. Os alunos recebem planos de estudo personalizados, baseados em análises detalhadas de seus desempenhos, o que lhes permite focar nos conteúdos mais críticos. 2.YouTube Educação: Uma ferramenta prática para revisar temas complexos, com vídeos educativos de alta qualidade que foram validados pelos educadores do colégio. Esses vídeos permitem que os alunos visualizem conceitos abstratos e acessem materiais complementares. 3.G-Suite (Google Classroom, Google Drive, Google Forms): Usada para organizar materiais de estudo, realizar avaliações e possibilitar o trabalho colaborativo, é uma ferramenta valiosa para comunicação eficiente entre alunos e professores e para o armazenamento de conteúdos de forma acessível e organizada. 4.Gamificação e Realidade Virtual: O uso de jogos educativos e ambientes de realidade virtual torna o aprendizado mais engajador. Esses recursos são usados para praticar e revisar conteúdos de forma interativa, facilitando a retenção e o entendimento dos conceitos. 5.Chat GPT e Ferramentas de IA: Algoritmos de inteligência artificial ajudam na revisão, criando questões baseadas nos temas que os alunos mais precisam estudar. Além disso, geram feedback imediato, ajustando o conteúdo às necessidades de cada estudante. Apesar de todos os avanços, as ferramentas digitais nunca substituirão os métodos tradicionais de ensino, eles são complementares. “A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a essência do aprendizado está nas conexões humanas”, conclui Carolina Sperandio. Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade. |