Vice-governador destacou cooperação entre os Poderes durante solenidade de posse da desembargadora Lara Bueno no TJGO; nova desembargadora foi escolhida por Ronaldo Caiado a partir de lista tríplice formada apenas por mulheres
A posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Laura Bueno, foi realizada nesta sexta-feira (20/02), no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do tribunal, em Goiânia, e reuniu autoridades dos Três Poderes estaduais. No ato solene, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou o papel do diálogo institucional para garantir estabilidade e aprimorar a prestação jurisdicional. “A Justiça se fortalece quando instituições caminham em harmonia”, afirmou.
Ao cumprimentar a magistrada, Daniel Vilela parabenizou a trajetória construída no Ministério Público de Goiás (MPGO) e reforçou o respeito entre os Poderes. “A chegada de uma profissional com longa experiência no sistema de Justiça valoriza o trabalho coletivo e o equilíbrio institucional que Goiás precisa preservar”, disse. O vice-governador também acrescentou que “o Estado avança quando cada Poder cumpre seu papel com autonomia, serenidade e compromisso público”, em relação ao diálogo aberto entre as instituições públicas.
O ambiente de cooperação também foi destacado pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, que agradeceu a presença das autoridades e destacou a união com o Executivo. “Muito obrigado, governador, pela relação republicana e sempre harmônica com o Tribunal de Justiça”, afirmou, ao mencionar também o vice-governador Daniel Vilela entre os presentes.
Então procuradora de Justiça do MPGO, Laura Bueno foi escolhida para assumir o cargo de desembargadora do TJGO pelo governador Ronaldo Caiado, a partir de lista tríplice formada pelo Órgão Especial do Tribunal, composta exclusivamente por mulheres. Em seu discurso, ela destacou o sentido do quinto constitucional e vinculou a nova função à experiência acumulada em causas sociais sensíveis. “O quinto constitucional garante maior diversidade de experiência e conhecimentos jurídicos nos debates sobre direitos. Trago comigo as dores de crianças e adolescentes com direitos fundamentais violados, de mulheres vítimas de violência doméstica e das pessoas em situação de rua”, declarou.
Ao mencionar o processo de escolha, Laura também registrou a representatividade do ato. “Sinto-me plenamente legitimada, pois fui escolhida por um governador com mais de 80% de aprovação popular”, afirmou, ao agradecer a confiança do chefe do Executivo.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Laura Maria Ferreira Bueno ingressou no MPGO em 1990 como promotora de Justiça e foi promovida a procuradora de Justiça em 1999. Entre 2003 e 2005, ocupou o cargo de procuradora-geral de Justiça, conduzindo a gestão institucional do órgão.
_Fotos: Walter Folador_
*Legenda:* Daniel Vilela acompanha a posse da nova desembargadora Laura Bueno no TJGO e destaca importância da cooperação institucional