Adolescentes precisam de leite tanto quanto as crianças

by Amarildo Castro
  • Pesquisa revela que 236ml a mais no consumo diário de leite aumenta, em média, 0,39cm de altura nos adolescentes

Da mesma forma que para as crianças, o leite continua sendo importante para os adolescentes, apontou uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition realizada com um grupo com idades entre 2 e 17 anos, e aplicou a ingestão de leite de modo ajustado para o gasto de energia de cada indivíduo. 

O estudo revelou que o consumo de leite tem influências significativas na altura dos adolescentes: a cada 236ml adicionais de leite consumido por dia durante a infância e adolescência, a altura aumentou, em média, 0,39 cm. Um recado importante para as famílias no Dia da Juventude, celebrado em 12 de agosto.

A nutricionista Carolina Nobre, que atua no centro clínico Órion Complex, em Goiânia, explica que, por volta dos 12 anos de idade, é importante que haja uma alimentação mais rica em cálcio para favorecer o desenvolvimento do corpo. “Este momento da juventude é quando existe um crescimento mais exacerbado do adolescente, e é importante o consumo de cálcio impulsionar o desenvolvimento mais adequado dos ossos”, explica a doutora.

A médica explica que, apesar de o cálcio estar presente em outros alimentos, o leite e seus derivados são a principal fonte de cálcio da alimentação do brasileiro. “Além disso, os benefícios vão além do cálcio, mas também há o aporte de gorduras, vitamina D e proteínas”, diz a nutricionista Carolina Nobre.

Mesmo quando o adolescente é intolerante à lactose, ela mantém a recomendação de seu consumo, no caso, na versão sem lactose. “Para essa variação do leite, durante o processo de envase, inserimos na formulação a enzima lactase. Essa enzima está presente no corpo humano, mas em menor quantidade em quem possui a condição de saúde. Quando ela é acrescida no leite, ela quebra a lactose em glucose e galactose. Assim, o intolerante consegue digerir o alimento com segurança”, explica Vinícius Junqueira, diretor geral da Marajoara Laticínios, uma indústria leiteira com sede em Hidrolândia-GO. 

“Assim como o leite desnatado e o semidesnatado não perdem em teor nutricional, apenas em teor de gordura, o leite sem lactose mantém todos os benefícios do leite integral, e pode ser consumido em segurança por quem possui algum tipo de intolerância”, informa Vinícius Junqueira. 

Limites e água

Apesar das recomendações, a nutricionista alerta que o consumo de leite não deve ser feito em excesso. Isso porque, leite e seus derivados, na maioria dos casos, têm uma quantidade considerável de gordura. Esse aspecto deve ser lembrado ao pensar na alimentação da juventude. “Esse consumo deve se restringir a 500ml de leite diários para esses adolescentes, que assim garantimos as quantidades de cálcio sem exceder no consumo do alimento”, explica a nutricionista.

Além disso, a doutora Carolina lembra que o alimento não substitui a principal fonte de hidratação: a água. “Acontece de, muitas vezes, os adolescentes substituírem a água pelo leite simplesmente por questões de preferência. Mesmo que o leite tenha seus benefícios, ele não vai hidratar tanto quanto a água, então isso deve ser considerado também”, conclui a médica.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário