- Certificada com selos Diamante em todas as categorias do prêmio, Agência ainda levou troféu extra de Destaque em Transparência Pública. Iniciativa reconhece esforço na implementação de ações de integridade, ética, responsabilidade, gestão de riscos, transparência e governança
- O trabalho da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) nas áreas de transparência, ouvidoria, governança, ética e responsabilidade recebeu um importante reconhecimento nesta quarta-feira (10/12), durante a cerimônia de premiação do Programa de Compliance Público Estadual (PCP 2025). Além de conquistar selos Diamante em todas as categorias do prêmio, a Agência ganhou um troféu extra, o de Destaque em Transparência Pública.
A cerimônia de premiação do PCP 2025 foi realizada no Hotel K, em Goiânia (GO), dentro da programação da VI Semana Internacional Contra a Corrupção, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e parceiros. O evento também abriu espaço para a premiação do Projeto Construindo Juntos (PCJ). As iniciativas reconheceram os esforços dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual que se dedicaram à implementação de ações de integridade, ética, responsabilidade, gestão de riscos, transparência e governança, reforçando a cultura de compliance e de prevenção à corrupção.
Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, os prêmios estimulam o compromisso da gestão com a qualidade do serviço público. “Esse reconhecimento reforça a importância da transparência, da escuta ativa e da eficiência na gestão pública, valores que são pilares do nosso trabalho. Parabenizo toda a equipe da Agrodefesa por essa conquista e reafirmo nosso compromisso em continuar aprimorando nossos serviços para atender cada vez melhor o produtor rural e toda a sociedade goiana”, destacou.
Alinhamento
O processo de avaliação do Programa de Compliance Público Estadual leva em conta critérios técnicos e metas estabelecidas pela CGE. São três os níveis de premiação: Diamante, Ouro e Prata. Este foi o quinto ano seguido que a Agrodefesa recebeu a premiação máxima do PCP. Coordenadora da Secretaria-Executiva do Comitê Setorial do PCP na Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira comemorou o resultado: “É o reconhecimento das boas práticas de governança e gestão de riscos adotadas na Agência. Elas indicam o alinhamento dos controles estratégicos institucionais, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e voltada à entrega de valor à sociedade”, explicou ela, que é responsável pelos eixos Governança e Ética e Responsabilidade.
A ouvidora adjunta da Agrodefesa, Karla Caetano Fernandes, também se mostrou orgulhosa da premiação. “Reflete o empenho de toda a equipe em oferecer um atendimento ágil, eficiente e transparente. Nosso objetivo é sempre dar voz ao cidadão e atuar de forma resolutiva para garantir a melhoria contínua dos serviços. O Selo Diamante é um incentivo para continuarmos inovando e buscando a excelência no relacionamento com a sociedade”, disse.
Responsável pelo eixo Transparência, o fiscal José de Souza Reis Filho agradeceu “a contribuição dos colegas para que os dados da Agrodefesa fossem efetivamente disponibilizados a tempo e a hora para o público, permitindo que a Agência avançasse na transparência e contribuísse para que Goiás se destacasse nacionalmente na área”. Na segunda-feira (8/12), a CGE divulgou que o Governo de Goiás recebeu pela terceira vez o selo Diamante em Transparência Pública pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esta foi a segunda vez que o estado atingiu a nota máxima na avaliação da entidade.
Também participaram da cerimônia de premiação do PCP 2025 pela Agrodefesa: o chefe de Gabinete, Vinicius Teixeira; o diretor de Gestão Integrada, Renan Willian Martins; o chefe de Comunicação Setorial, Marco Aurélio Vigário; o coordenador da Unidade Regional Alto Araguaia, Sávio Carrijo; o assessor da Diretoria de Defesa Agropecuária Fernando Bosso; Luana Batistela, membro da Comissão de Sindicância; e ainda os membros da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do PCP da Agrodefesa: Jacqueline Gomes, Nathalia Costa, Hidelbrando Domeneguete e Márcio Antônio de Oliveira.