- Setor projeta recorde de até 17 milhões de veículos usados comercializados até o fim de 2025, segundo a FENAUTO
O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil vive um de seus melhores momentos. Dados do relatório da FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) revelam que, até setembro de 2025, 13.478.486 de carros já foram comercializadas no país, um aumento expressivo de 16,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 11.582.395 vendas. Quem também comemora essa alta são os negócios no setor, que têm registrando números recordes em 2025.
A paranaense Vaapty, líder no segmento de intermediação de venda de veículos, tem acompanhado de perto essa movimentação. Foram mais de 3,5 mil carros vendidos no último mês em suas mais de 170 unidades em operação.
“Nosso crescimento acompanha o mercado, mas também é resultado direto de uma operação com base em tecnologia e governança. Criamos processos que garantem previsibilidade de resultados e segurança tanto para o cliente final que precisa de ajuda para vender seu seminovo, quanto para o franqueado”, explica Miguel Henrique Souza, CEO da empresa.
Esse crescimento sólido reflete uma mudança de comportamento do consumidor, que tem optado cada vez mais por veículos seminovos, motivado pela diferença de preços em relação aos modelos zero quilômetro e pela maior variedade de opções no mercado.
“O seminovo é visto não apenas como uma alternativa mais acessível, mas como uma escolha inteligente. O consumidor percebe que pode adquirir um carro de categoria superior, em excelente estado e com menor depreciação, pelo mesmo valor de um modelo básico novo”, afirma o CEO da Vaapty.
Além da atratividade dos preços, outros fatores têm sustentado o avanço do setor, como a ampliação das linhas de crédito para veículos usados, o amadurecimento do comércio eletrônico automotivo e o perfil mais cauteloso do comprador, que busca custo-benefício e segurança na transação.
Para empresas como a Vaapty, a tecnologia é o motor dessa nova fase. A rede investe em sistemas de CRM inteligente e ferramentas de monitoramento em tempo real para acompanhar indicadores de desempenho e oferecer suporte contínuo às unidades franqueadas. “Com tecnologia, conseguimos transformar um mercado tradicional em um negócio previsível e escalável. Isso é o que garante o sucesso sustentável da rede”, conclui Souza.
Com os números em alta e a confiança do consumidor em recuperação, o setor de seminovos se consolida como um dos pilares da economia automotiva brasileira e deve encerrar o ano reafirmando seu papel de protagonismo no varejo nacional.
Sobre a Vaapty
A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 por Ycaro Martins, que tem mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência, e em 2025 se tornou líder absoluta de mercado, com 400 unidades vendidas pelo país. O objetivo da marca é chegar a 450 unidades comercializadas e movimentar R$1.8 bilhão até o final do ano.