Créditos para as fotos: Carlos Alberto / Vitti Filmes
- Evento da FGR Incorporações reuniu escritórios de arquitetura, construtoras e bancos parceiros para orientar moradores sobre o processo de construção
Brasília – O condomínio Jardins Genebra recebeu neste sábado (16) a segunda edição do Arquitetando, encontro que reuniu moradores, visitantes e famílias interessadas em transformar em realidade o sonho da casa própria de alto padrão. Promovido pela FGR Incorporações, o evento teve como objetivo apoiar os proprietários e futuros moradores, oferecendo um espaço de troca direta com arquitetos, construtoras e bancos parceiros. Ao aproximar clientes e profissionais, a FGR busca facilitar cada etapa do processo de construção, do projeto ao financiamento, além de fortalecer o senso de comunidade entre os vizinhos.
Escritórios de arquitetura e construtoras participaram do encontro, assim como representantes da Leroy Merlin, que trouxeram dicas de acabamentos e inspirações para quem já está nessa fase do projeto. A programação contou ainda com café da manhã, feijoada, música ao vivo e recreação infantil, reforçando o caráter de convivência e integração entre futuros vizinhos.
Entregue em maio do ano passado, o Jardins Genebra já contabiliza 58 projetos aprovados, 27 obras em andamento, quatro casas prontas e algumas famílias já morando no local. Os números, referentes a julho de 2025, confirmam o ritmo acelerado de ocupação do empreendimento.
Com infraestrutura completa de lazer, incluindo academia, quadras de tênis, areia e futebol, praças e playground, o condomínio integra a estratégia de expansão da FGR, que mantém ainda um land bank de 6 milhões de m² no entorno para futuros projetos.
Troca direta entre clientes e profissionais
Para a arquiteta Sofia Abrantes, presente no evento, o Arquitetando evidencia o compromisso da FGR em aproximar clientes e profissionais, facilitando assim o processo de construção.
“Esse contato direto é muito importante. O cliente chega já em busca de um arquiteto ou construtora para construir seu lote, e nós podemos esclarecer dúvidas iniciais sobre documentação, alvará de construção e até detalhes técnicos, como orientação solar e pé-direito duplo. Além disso, o ambiente descontraído, com música e boa comida, torna a experiência ainda mais proveitosa”, afirmou.
Ela destacou também a estrutura de suporte oferecida pelo condomínio. “O evento mostra como a FGR busca facilitar esse contato entre arquitetos, construtoras e clientes. Além disso, o empreendimento conta com uma equipe especializada que analisa os projetos e mantém canais ágeis, como o WhatsApp, para alinharmos tudo diretamente com a incorporadora. Assim, o cliente só precisa se preocupar em receber seu projeto pronto e bonito, sem lidar com questões burocráticas de normas.”
Olhar dos futuros moradores
Para os proprietários, o evento também foi um espaço de troca de experiências e fortalecimento da relação com o condomínio. Hildebrando Lustosa contou que já conhecia os empreendimentos da FGR em Goiânia e sonhava em ver a marca chegar a Brasília.
“Quando soube do lançamento aqui, trouxe minha esposa, nós adoramos e decidimos vender nossa casa para comprar o lote. Planejar a casa dos sonhos em um lugar como o Jardins Genebra é pensar em segurança, tranquilidade e qualidade de vida para toda a família”, disse.
Embora já esteja com a obra pronta para iniciar, Hildebrando reconhece a importância da iniciativa para novos moradores. “No nosso caso, já contratamos arquiteto e construtora e vamos começar a obra na próxima semana. Mas, se tivéssemos participado de um evento como esse no início, teria sido muito útil para conhecer outros profissionais e propostas. Para quem está começando, a troca de informações é fundamental.”
Experiência de quem já mora
Entre os atuais moradores do condomínio, Scheilla Veloso e Felipe da Silva se mudaram em abril de 2025 e destacaram a importância dos encontros para fortalecer vínculos e acelerar o processo de construção.
“Eventos como esse auxiliam bastante e são positivos, porque promovem interação entre os moradores e futuros vizinhos. Isso gera pertencimento e cria um senso de comunidade. Além disso, reúne diversos consultores e arquitetos, que ajudam na concretização dos sonhos dos moradores”, afirmou Scheilla.
Felipe completou: “É uma iniciativa que deveria acontecer com mais frequência. Este é um momento de interação e contato com os outros moradores, o que considero muito importante.”
O casal, que viveu por 23 anos em outro bairro de Brasília antes de se mudar para o Genebra, contou que já conhecia a FGR em Goiânia e sempre sonhou em morar em um condomínio do padrão Jardins.
Sobre a FGR Incorporações
Com quase quatro décadas de atuação, 44 empreendimentos lançados em nove estados e mais de mil colaboradores, a FGR é referência nacional em condomínios horizontais de alto padrão. Criadora da marca Jardins e do conceito Jeito Jardins de Viver, alia qualidade construtiva, projetos autorais e infraestrutura completa para proporcionar uma experiência única de morar.