Arte na Praça: Sobradinho  terá mais uma noite artístico-musical neste sábado (4)

by Amarildo Castro
  • A 8ª Edição do Projeto Arte na Praça retorna neste sábado (04) com mais uma noite artístico-musical na Praça das Artes Teodoro Freire, na Quadra 08, em Sobradinho

Neste fim de semana o evento terá início às 18h e contará com atrações como Fábio Campos, da Banda FM; a dançarina Karol Thayná e a Banda Velho Olho Vermelho. 

*Arte na Praça-*  O projeto, que teve início em 2018, surgiu com o objetivo de revitalizar a Praça das Artes Teodoro Freire, que à época  havia se tornado um local de uso de drogas e violência. Com o sucesso da iniciativa a praça foi transformada em um espaço de cultura e lazer.

O Projeto Arte na Praça é uma ação multidisciplinar de valorização dos artistas locais, que acontece todos os sábados na Praça das Artes Teodoro Freire, em Sobradinho. O projeto é realizado pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Administração Regional, que conta com uma praça de alimentação, exposições de artes plásticas, feira de artesanato e brinquedos infláveis. E traz shows de MPB, reggae, rock, samba, sertanejo e dança. 

Em 2025, a 8ª edição do projeto teve início dia 27 de setembro e deve finalizar em janeiro de 2026.

*Interpretações únicas- * O professor e músico Fábio Campos é muito estimado no Quadradinho e também em Sobradinho, onde ele sempre aparece nas noites do Quiosque do Edinaldo, um espaço no qual os artistas se encontram no happy hour ou no final da noite, na Quadra 12. 

Lá, Fábio sempre é uma atração à parte. Afinal, não é toda noite que se ouve interpretações perfeitas de Pink Floyd, Nazareth, Black Sabbath, Nirvana, Oasis, Led Zeppelin, Foo Fighters, Iron Maiden, Queen, Bee Gees… e de bandas nacionais.

O cantor desenvolveu uma técnica vocal interessante: ele sozinho consegue reproduzir as várias vozes de uma banda, o que se traduz num cover muito semelhante ao original. O público percebe sua habilidade vocal e o aplaude fervorosamente. Neste sábado (4), Fábio estará no palco  do Arte na Praça acompanhado do grande musicista Marcelo Majestade.

Fábio Campos é brasiliense do Gama, mas aperfeiçoou-se em violão e guitarra na Academia Maestro de Taguatinga, a partir de 1996, e seguiu carreira solo até 2014, quando fundou a Banda FM, juntamente com Fábio Negrão e Marcelo Majestade.

*Dança-*  A bailarina Karol Thayná voltou a brilhar na Praça das Artes de Sobradinho. Ela, que é especialista em dança do ventre há 26 anos  e já venceu concursos no maior evento de danças orientais do mundo, o Mercado Persa de São Paulo, onde foi campeã Solo Profissional Star Feminino Golden e vice-campeã de Solo; além de receber outros prêmios pelo Brasil, neste sábado (4) volta à praça para mais uma apresentação, que promete arrebatar o público, pela beleza plástica dos seus números de dança.

*Pop Rock nacional e internacional -*  Neste sábado (4), a banda Velho Olho Vermelho (VOV) promete abalar, mais uma vez, a Praça do centro tradicional de Sobradinho com seu irresistível som pop/rock nacional e internacional, a partir das 21h.

“O show de sábado vai ser uma explosão de energia: muito rock, clássicos que todo mundo adora e, como sempre, traremos algumas surpresas. O repertório vai agradar os fãs de longa data e os novos, em mais uma noite inesquecível,” garante Fábio Monkey, vocalista da banda.

Monkey está entusiasmado com o show e garante que a VOV vai valorizar muito esta participação na oitava edição do Projeto Arte na Praça. “Vai ser uma noite incrível, cheia de energia positiva e muito rock, tipo Velho Olho Vermelho,” dispara o vocalista, cheio de vontade de cantar.

E antes que alguém fique pensando certas coisas sobre o nome da banda, Fábio Monkey explica que Velho Olho Vermelho é o nome de uma marca de whisky fortíssimo, “mas sem metanol”,  que o Pica-Pau bebeu para desafiar Zeca Urubu, antes de mais um duelo entre os dois, num saloon de uma cidadezinha do Arizona, em mais um episódio do delicioso desenho animado de Walter Lantz.

A VOV surgiu, em 2014, em Sobradinho, quando os futuros integrantes da banda, num encontro despretensioso, chegaram à conclusão de que tudo poderia acontecer, inclusive mais uma banda de rock… e aconteceu. 

Hoje em dia, os integrantes já não são os mesmos, mas os atuais: Fábio Monkey – voz e violão; Cezar Santon – bateria; Edu Wagner – guitarras; e  Marcelo Ribeiro – baixo; estão de olhos bem abertos para a cena musical de Brasília.

“Nosso papel é tirar as pessoas de casa para curtir rock’n’ roll e espalhar alegria pela cidade,” esclarece Fábio Monkey, que acredita na energia do rock e na capacidade criativa e crítica de quem faz a cena roqueira. 

Para Monkey, essa história de que o rock de Brasília regrediu, após o ano 2000, não tem graça. Para ele, o ritmo está sempre em evolução, se transforma e renasce nas canções autorais dos jovens, sem perder a essência.

“A nossa missão é manter o rock’n’roll vivo e permanecermos atuantes na cena musical de Brasília. Afinal, estamos na capital política do País, onde as coisas acontecem, e o rock deve vocalizar as inquietações e frustrações das pessoas, com elas mesmas e com seus governantes.”

 “Tocar na Praça é sempre uma honra para a banda e para os demais artistas da nossa cidade, que têm a força para fazer a beleza da cultura acontecer,” completa Fábio Monkey.

*Serviço:*

*8ª Edição do Projeto Arte na Praça *

Atrações:

Fábio Campos, da Banda FM; a dançarina Karol Thayná e a Banda Velho Olho Vermelho. 

Data: 04/10/2025

Local: Praça das Artes Teodoro Freire

Endereço:  Quadra 08,  Sobradinho.

Horário: das 18h às 23h45

Postagens relacionadas

Deixe um comentário