Assinado decreto que cria a Secretaria da Juventude do DF

by Amarildo Castro
  • Até então, assuntos relacionados ao público jovem eram tratados pela Secretaria da Família e Juventude; pastas foram desmembradas pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta (9)

Por Adriana Izel e Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (9), o decreto que cria a Secretaria da Juventude do Distrito Federal, que antes fazia parte da Secretaria da Família e Juventude. O novo órgão terá como titular o empresário André Kubitschek, de 32 anos. Com a nova disposição, as pastas terão maior autonomia e eficiência para traçar políticas públicas.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo destacou um dos principais programas voltados para a juventude no DF, o Jovem Candango, que disponibiliza vagas de estágio remuneradas dentro do GDF para jovens de 14 a 22 anos e conta com um aporte de R$ 55 milhões do governo. “Um dos programas mais belos que o Governo do Distrito Federal tem é o Jovem Candango. Tenho muita admiração pelo trabalho que vocês jovens fazem nas nossas secretarias estagiando ali, recebendo uma bolsa-auxílio e dando oportunidade, dando futuro. Uma das maiores preocupações que temos é gerar emprego e renda no DF”, afirmou o governador.

Ibaneis Rocha também lembrou as outras ações deste GDF de desenvolvimento da capital federal como um todo, citando os próximos projetos em execução como o lançamento do edital das duas novas pontes, da Barragem do Descoberto e da QL 28 do Lago Sul, as obras de expansão do Metrô de Samambaia e o edital da ampliação das estações de Ceilândia, a fase final da licitação da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro e a inauguração do Autódromo de Brasília, prevista para 30 de novembro com uma etapa da Stock Car.

“A gente trabalha no sentido de consolidar essa capital com muitos investimentos, principalmente, fazendo aquilo que o Juscelino queria para o Brasil, que era transformar a capital da República num elo de ligação do país. Graças a Deus, isso está acontecendo com uma força muito grande e a capital se consolida a cada momento”, disse. “Nós fizemos um trabalho que é reconhecido pela população da nossa cidade, destravando projetos”, complementou.

“Como primeira secretária de Juventude do Distrito Federal, é uma alegria ver a recriação dessa pasta tão importante. Este passo representa a renovação do nosso compromisso com o futuro da capital, em sintonia com o legado visionário de Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília inspirada na força e na esperança das novas gerações. Agradeço imensamente a André Kubitschek por aceitar a missão de conduzir essa secretaria, trazendo consigo o exemplo do avô e a determinação necessária para fortalecer políticas públicas voltadas à nossa juventude”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

A criação de secretarias específicas para Família e Juventude permite ao governo ampliar o foco e a eficiência das ações voltadas a cada público. Com estruturas e orçamentos próprios, as novas pastas podem planejar políticas de forma mais técnica e direcionada, fortalecendo vínculos familiares, promovendo oportunidades para os jovens e aprimorando a execução das iniciativas.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário