- Ao todo, equipe conquistou 13 medalhas, sendo 6 de ouro
O Rio de Janeiro confirmou sua tradição no tatame e foi o grande campeão geral do judô nos Jogos da Juventude. A equipe conquistou 13 medalhas, sendo 6 de ouro, além de coroar sua campanha com a vitória na disputa por equipes, ao vencer Minas Gerais por 5 a 2 na grande final desta terça-feira (23).
-O desempenho do Time RJ no judô é reflexo direto dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na base esportiva. Ver nossos jovens brilhando em uma competição tão importante reforça que estamos no caminho certo. Vamos seguir incentivando o esporte como ferramenta de transformação e inclusão – destacou o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rodrigo Scorzelli.
Entre os destaques está Sarah Pereira, de 16 anos, que brilhou na luta decisiva e venceu por ippon, garantindo o ouro coletivo e consolidando a supremacia carioca na modalidade. Curiosamente, ela foi convocada para a disputa por equipes porque Gabriela Pereira havia lesionado.
-Vim com muita garra porque na minha individual passei mal e perdi a primeira luta. Até me recuperei depois e ganhei o bronze, mas ficou aquele gostinho de quero mais. Deu tudo certo, ganhamos o ouro por equipe! – comemorou.
O judoca Rafael Alves Fonseca, que também conquistou o ouro por equipes, resumiu o sentimento da delegação:
-É uma sensação única, por ser a primeira e também a minha última vez nos Jogos da Juventude. A união do time foi o que nos deu confiança para conquistar esse ouro. Tivemos dificuldades, mas acreditamos até o fim. Estar aqui, representando o Rio de Janeiro, é muito irado e me deixa feliz como atleta e como pessoa.
Na classificação geral de todas as modalidades, o Rio de Janeiro também ocupa posição de destaque, figurando entre os estados mais vitoriosos da edição de 2025 e confirmando a força de sua maior delegação já enviada aos Jogos.
A participação dos atletas só foi possível graças ao apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que custeou passagens aéreas, uniformes e toda a estrutura logística para garantir que os jovens talentos pudessem representar o Estado em Brasília.