Audiências públicas para trem entre Luziânia e Brasília começam em agosto deste ano

by Amarildo Castro
  • Reunião articulada pelo secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, define plano técnico conjunto entre Goiás, DF e Governo Federal

O projeto de transporte ferroviário entre Luziânia (GO) e Brasília (DF) ganhou nova etapa com a definição da data das audiências públicas, previstas para o fim de agosto. A pauta foi tratada nesta segunda-feira (30), em reunião no Ministério dos Transportes, articulada pelo secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, que representou o Governo de Goiás. 

A pedido do secretário, o encontro reuniu o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro; o secretário Extraordinário do Entorno do GDF, Cristian Viana; e o subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Márcio Antônio de Jesus, representando o secretário Zeno Gonçalves. 

Na reunião, foi acertada a formalização de um plano técnico de trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. O objetivo é revisar os estudos já contratados pela Infra S.A., identificar eventuais ajustes e organizar, de forma integrada, as etapas que antecedem a implantação do projeto. 

Também ficou definida a realização de uma visita técnica ao longo de toda a ferrovia, que hoje opera exclusivamente com cargas. A vistoria deve levantar as condições da via e apontar os pontos que exigem adequações para o transporte de passageiros. 

A proposta prevê um trajeto de cerca de 58 km, com partida no Jardim Ingá, em Luziânia, e destino final na Rodoferroviária de Brasília. Estão previstas seis paradas, incluindo Valparaíso. A estimativa é que o percurso leve cerca de uma hora, com tarifa acessível. 

“Essa é uma demanda antiga da população do Entorno. O Governo de Goiás está dando todo suporte para a efetivação dessa proposta. Estamos tratando com seriedade um projeto que pode oferecer uma alternativa viável, segura e acessível para milhares de trabalhadores que precisam se deslocar todos os dias até Brasília”, afirmou o secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário