
POR AMARILDO CASTRO
Continua dando muito o que falar o trecho da BR 040, que liga os municípios de Valparaíso de Goiás até Cristalina, em percurso de cerca de 100 quilômetros, com destaque para o trecho mais perto do Distrito Federal, entre Valparaíso e Luziânia, onde centenas de muitas teriam sido registradas este ano em função da mudança dos pardais nesse trecho.
Além disso, uma inesperada voçoroca dentro de Valparaíso de Goiás, muito mato e problemas com as chuvas completam drama da pista, que hoje é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Antes, quem cuidava da via era o Consórcio Via 040, que abandonou a concessão no final de 2024.
A imensa voçoroca que ameaça engolir a BR 040, na altura do Shopping Brasil Center (foto de Graciliano Cândido)

Desde então, os problemas que já eram vários, se acumulam, e a ‘novidade’ mais recente é a aplicação de uma avalanche multas aos motoristas que trafegam entre Valparaíso e Luziânia. Segundo alguns motoristas, essas multas teriam começado após troca dos pardais, que regulam a velocidade dos carros, mas que agora podem ter um sistema de Inteligência Artificial que mede o percurso, e não apenas o local onde está instalado o equipamento.
Novos pardais estão atormentando moradores: milhares de multas, eles reclamam

Mas essa informação ainda não é oficial, e a reportagem apura os fatos. No entanto, esse exagero de multas levou tanto vereadores de Valparaíso quanto de Luziânia a pedirem ao DNIT explicações.
Voçoroca e outros problemas
Os problemas da BR 040 em trecho de 100 quilômetros, entre Valparaíso e Cristalina, em Goiás, vão muito além. No entanto, o destaque atual é uma imensa voçoroca que ameaça engolir a BR dentro de Valparaíso, e até agora, sem nenhuma solução ou obras à vista devido a um processo que se arrasta na Justiça, onde a prefeitura local pretende desapropriar o terreno onde está a voçoroca. Mas como não há um decreto de calamidade pública, isso já vem se arrastando há quase dez anos, e pode levar muito tempo ainda.
O que já era ruim ficou pior: com a saída do Consórcio Via 040, no final de 2024, situação da BR 040, entre Valparaíso e Cristalina, em Goiás piorou. Recentemente foi feita uma nova concessão, mas esse trecho não foi incluso

Asfalto ondulado em recente manutenção feita pelo DNIT em viaduto dentro de Valparaíso

Mas eis que a tal voçoroca agora está crescendo a passos largos, e poderia invadir a BR já no próximo período chuvoso, parando uma das principais rodovias do Brasil.
Trecho na altura do Distrito do Jardim Ingá: problemas com alagamentos é outro desafio

No mais, a BR 040 está mal sinalizada, cheia de mato em volta, e com asfalto em péssimas condições em vários trechos, em especial, na chamada Saída Sul, de Valparaíso até Luziânia.
Asfalto oval e ondulado
Motoristas reclamam da precariedade da pista até Cristalina. E além disso, até serviços feitos pelo DNIT recentemente, como a manutenção de um viaduto dentro de Valparaíso, por ali, o asfalto está ficando oval, mostrando que os problemas não acabaram. Em vários trechos da via, o asfalto está ainda desnivelado.
Canal pluvial improvisado às margens da BR dentro de Valparaíso: risco constante para moradores em dias de chuva

Mato às margens da BR040 e no canteiro central virou algo comum desde que consórcio que administrava o local foi embora

Por outro lado, a VIA 040, que administrou a BR por cerca de 5 anos, não concluiu a duplicação, além disso, nos locais duplicados, como por exemplo a Saída Sul, que já era duplicada, cada mão continua com estreitas duas vias de rolamento. Durante o tempo em que administrou a BR, nunca veio a público o que de fato seriam as melhorias que a Via 040 teria que fazer. O que se sabe é que não foi feita muita coisa não, além da duplicação de algumas partes mais próximas a Cristalina-GO.
Faça um comentário