Krikor Mekhitarian-bicampeão brasileiro-CBX-Divulgação
Vão participar do mundial na Índia os GMs Alexandr Fier, Luís Paulo Supi e Krikor Mekhitarian
O Brasil contará com três representantes na Copa do Mundo de Xadrez, que começa nesta sexta-feira (31) e vai até 27 de novembro, em Goa, na Índia. O país estará representado pelos Grandes Mestres Alexandr Fier, pentacampeão brasileiro, e pelos bicampeões nacionais Luiz Paulo Supi e Krikor Mekhitarian.
O GM Luiz Paulo Supi, conhecido por já ter superado o campeão mundial Magnus Carlsen em uma partida de blitz, demonstrou confiança para a disputa. “Espero jogar um bom xadrez e ir o mais longe possível”, afirmou Supi, que agradeceu o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX): “Agradeço também o apoio da confederação que garantiu a minha participação em Goa.”

Paulo Supi-bicampeão brasileiro – CBX-Divulgação
Já o GM Alexandr Fier, atual campeão brasileiro e vencedor recente do Rio Masters, chega em ótima fase para a competição. “Será a minha oitava Copa do Mundo e tem tudo para ser uma grande batalha enfrentando os melhores do mundo. Conto com a torcida brasileira para fazer uma boa campanha”, disse Fier.
O GM Krikor Mekhitarian também vive um bom momento após o vice-campeonato internacional no Peru. “Terminei o Zonal com seis vitórias e três empates, garantindo o segundo lugar e uma das vagas na Copa do Mundo. Obrigado a todos pela torcida”, declarou o enxadrista.
A Copa do Mundo de Xadrez 2025 reunirá 206 jogadores em um sistema de eliminação simples (mata-mata). A competição distribuirá US$ 2 milhões em prêmios e definirá três classificados para o Torneio de Candidatos de 2026, etapa que decide quem desafiará o atual campeão mundial.

Alexandr Fier-pentacampeao brasileiro-CBX-Divulgação
O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, também falou da importância da Copa Mundo. “É um grande evento internacional envolvendo os melhores do mundo em que o Brasil estará muito bem representado e convoco todos os enxadristas para torcerem por nossos representantes”, revelou.