- Profissionais de imprensa da RTVC e Agita Goiás, são citados na nota, como sendo cinegrafistas que, de acordo com a presidência da Casa, teriam descumprido o regime interno da Câmara na questão de cobertura jornalística, filmando em área proibida
Após episódio, envolvendo dois profissionais da RTVC e Agita Goiás, que, de acordo com o presidente da Câmara de Valparaíso, vereador Alceu Gomes (UB), teriam adentrado à Controladoria do Legislativo fazendo filmagens sem autorização ao lado da vereadora Cláudia Aguiar (PSDB), que exigia documentos naquele departamento. Segundo Alceu esses documentos já teriam sido entregues à vereadora.
No entanto, o que chamou atenção foi o fato da vereadora Cláudia Aguiar, segundo Alceu, estar acompanhada dos dois profissionais da RTVC e Agita Goiás, que fizeram filmagens onde é proibido esse tipo de ação sem autorização da Casa ou de forma judicial. O fato ocorreu em 13.9.24.
O evento ocorreu por volta das 11h30 e foi filmado pela rede interna de câmeras do Legislativo. No caso, segundo apurou a reportagem do Blog do Amarildo, Cláudia exigia documentos que ela havia requisitado antes, mas que Alceu garante ter entregues. A presidência diz ainda que houve um início de tumulto por conta da situação.
Diante dos fatos, a Associação de Imprensa e Comunicadores do Entorno (AICE) divulgou a seguinte nota:
