Falta de cuidados com manejo do lixo e o aumento das chuvas pode ter contribuído para a estatística
POR AMARILDO CASTRO
Depois do aumento expressivo no Distrito Federal sobre o número de casos de dengue, onde em uma semana, a unidade federativa passou de 7.329 para 16.079 sobre os casos prováveis da doença, agora ‘vêm à luz’ os números da doença na Região Metropolitana Sul. E nessa corrida de desafios contra o mosquito Aedes Aegypti, Valparaíso de Goiás lidera uma triste estatística. A cidade aparece 402% de aumento dos casos da doença quando comparada aos dados de um ano atrás, seguida por Cidade Ocidental, com 360%, Novo Gama, com 64% e Luziânia, com 31%.
A informação cosnta no painel da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e que compara as 4 primeiras semanas do ano, que ainda não fechou, com a data do ano anterior.

Nos números divulgados, Valparaíso tem 437 casos já notificados, sendo que 221 já foram confirmados neste período do estudo.
Embora a reportagem não tenha entrado em contato com a Secretaria de Saúde, mas apurou que a Prefeitura local, juntamente com a Secretaria de Saúde fará na próxima sexta-feira, 26, um mutirão contra a dengue. A concentração será na Escola Municipal do Jardim Céu Azul, a partir das 8h.
Um banner foi divulgado pela Secretaria de Saúde convidando a imprensa e moradores para participarem.